Sementes geneticamente melhoradas foram adquiridas em parceria com a Ceplac
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) iniciou, nesta quarta-feira (03/09), em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), o preparo de 9,6 mil mudas de cacau. As sementes foram adquiridas por meio de uma parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e serão destinadas a agricultores familiares acompanhados pela Unidade Local (UnLoc) Idam/Eirunepé.
De acordo com o gerente do Idam em Lábrea, Jefferson Pires, a iniciativa busca fomentar a produção de cacau no município com o uso de sementes geneticamente melhoradas, contando também com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Produção.
Origem das sementes
As sementes utilizadas no preparo das mudas são oriundas da estação experimental da Ceplac, localizada em Medicilândia, no Pará, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
Ao todo, foram adquiridas 250 mil sementes para distribuição em diferentes municípios do Amazonas, entre eles: Apuí, Borba, Coari, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Urucurituba, Lábrea, Manaus, Uarini, Jutaí, Humaitá, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Boca do Acre, Alvarães, Itacoatiara, Careiro e Eirunepé.
Parceria fortalece a cultura do cacau
Entre 2023 e 2024, a parceria entre Idam e Ceplac já havia distribuído 700 mil sementes de cacau melhoradas geneticamente a produtores do estado.
Segundo a engenheira agrônoma do Idam, Luziane Vítor, essa distribuição tem fortalecido a cadeia produtiva do cacau no Amazonas, tornando-a mais competitiva no mercado nacional.
O envio das sementes continua até o início de setembro, contemplando municípios definidos pelo Projeto Prioritário (PP) do Cacau, além de localidades selecionadas de acordo com demandas encaminhadas pelas Unidades Locais do Idam.
Leia mais:
Agricultores podem solicitar mudas gratuitas de castanha-da-Amazônia
Lago Azul recebe doação de 1,6 mil mudas durante programação cultural
Distribuição de 700 mil mudas de cacau impulsiona setor primário no Amazonas
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

