A guerra em Gaza completa dois anos nesta terça-feira (7), deixando um rastro de destruição sem precedentes. Desde o início do conflito, mais de 67 mil pessoas foram mortas, quase 170 mil ficaram feridas e grande parte da Faixa de Gaza foi reduzida a escombros.
Com apenas 365 km² de extensão — pouco mais de um quarto da área da cidade do Rio de Janeiro — o território abriga cerca de 2,2 milhões de habitantes, quase metade deles crianças e adolescentes. Em dois anos, Gaza foi atingida por 85 mil toneladas de explosivos, um volume que supera o lançado sobre cidades europeias durante a Segunda Guerra Mundial.
O impacto é tão devastador que o volume de entulhos e resíduos de construção acumulado no enclave é 14 vezes maior do que o gerado em todos os conflitos armados no mundo desde 2008.
Para dimensionar o tamanho da tragédia, uma análise comparativa foi feita pelo O Globo, utilizando dados da ONU, dos ministérios da Saúde e do Trabalho do Brasil e da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ). O objetivo é responder a uma pergunta simples e perturbadora: o que aconteceria se uma tragédia como a de Gaza ocorresse no Brasil ou na cidade do Rio de Janeiro?

*Com informações de O Globo
Leia mais:
Médico Sem Fronteiras é morto em Gaza e se torna 15º profissional vítima do conflito
Ativistas brasileiros da flotilha são deportados de Israel para a Jordânia
Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu é boicotado por delegações estrangeiras na ONU
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

