Um acidente ocorrido na tarde de domingo (12) em área de garimpo ilegal em Novo Aripuanã (a 225km de Manaus) resultou na morte de um jovem de 20 anos e no desaparecimento de outro jovem, de 18 anos, nas águas do rio Madeira.
O que se sabe
De acordo com informações preliminares, um grupo de três rapazes tomava banho em uma praia do município, quando um fenômeno conhecido como “arroto” — caracterizado pela movimentação repentina da areia do leito do rio — puxou os três para o fundo do rio.
Vicente Mateus da Costa Nogueira, de 20 anos, foi encontrado por equipes de resgate já sem vida nesta segunda-feira (13). Gabriel Expedito Reis dos Santos, de 18 anos, segue desaparecido até o momento desta publicação.
Um terceiro adolescente, que não foi identificado por ser menor de idade, conseguiu escapar e buscar ajuda.
Acidente pode ter sido causado por balsas de garimpo
Os “arrotos” no leito do rio são efeito comum da presença do garimpo ilegal em rios da Amazônia.
As turbinas de balsas, empurradores e dragas revolvem o fundo do rio e resultam na movimentação súbita da areia e sedimentos, que desestabilizam o leito e formam vazios e crateras subaquáticas.
Um “arroto” no leito de um rio, principalmente na parte rasa (mais usada para banhos), pode derrubar embarcações pequenas ou causar acidentes com mergulhadores e banhistas, já que o solo pode ceder inesperadamente, causando um efeito de sucção em suas proximidades.
As buscas por Gabriel Expedito seguem em Novo Aripuanã, envolvendo membros do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), Defesa Civil local e outras autoridades municipais.
Leia mais:
MPF bloqueia venda de mercúrio usado em garimpos ilegais na Amazônia
PF destrói 16 dragas usadas em garimpo ilegal no AM
MPF investiga faculdade em Tabatinga por suspeita de emitir diplomas falsos
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

