A 308ª reunião do Conselho Administrativo da Suframa aconteceu em Manaus, nesta sexta-feira (24). Foi a primeira reunião deste ano e a primeira presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente, Geraldo Alckmin desde a recriação da pasta.
Entre os assuntos discutidos estavam a avaliação de 44 projetos industriais e de serviços, que estimam investimentos totais de cerca de R$ 1,5 bilhão e a geração de mais de 1.500 novos empregos na Zona Franca de Manaus .
O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que a presença de Geraldo Alckmin na reunião só comprova o compromisso do Governo Federal em manter as vantagens competitivas da Zona Franca.
Estreante na reunião, o vice-presidente Alckmin fez questão de visitar a exposição realizada no Centro de Convenções 7 e conhecer de perto alguns projetos presentes na Zona Franca de Manaus. Ele frisou a importância de se manter o investimento na Suframa, atingindo assim cinco estados.
“Contem conosco, pois nós, do Governo Federal, queremos daqui a quatro anos poder dizer que fizemos a diferença com a Suframa, com o Centro de Biotecnologia e em benefício da Amazônia e do Brasil. Tenho certeza que vamos poder, juntos, fazer mais e fazer melhor”, disse Alckmin.
Garantias a empregos gerados na ZFM
Durante o encontro, Wilson Lima reforçou o pedido de garantias à ZFM e aos empregos gerados no Polo Industrial de Manaus (PIM). O governador reforçou a importância da ZFM e declarou que “nada é mais importante que o emprego gerado ao cidadão”.
“Não existe nenhum modelo no estado do Amazonas, de curto e médio prazos, que possa substituir a função da Zona Franca de Manaus e aqui a gente tem trabalhado para identificar outras matrizes. Estamos investindo muito no turismo, estamos investindo muito no gás natural”, declarou Wilson Lima.
Alckmin destacou, em discurso, que a Zona Franca é de Manaus e do Brasil e que é fundamental ampliar investimentos nas áreas de biotecnologia, mercado de carbono, potássio e gás natural na região. Ele afirmou que, ao final do governo Lula, a meta é ter feito a diferença na gestão da Amazônia e seus recursos.
“Anotei aqui todas as observações. Nós vamos nos empenhar, vocês vão ter um servidor na boa causa do emprego e desenvolvimento da região, do fortalecimento da Suframa”, garantiu o vice-presidente.
Biotecnologia
Alckmin visitou mais cedo o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Na ocasião, o ministro e vice-presidente anunciou que na próxima semana deverá formalizar o processo de gestão do CBA com a Organização Social que vai gerir o centro. A meta é ampliar a operação do CBA, que hoje funciona com, aproximadamente, 10% do seu potencial.
Protocolo
Após a reunião, durante um jantar com o vice-presidente, o governador assinou como testemunha um protocolo de intenção entre a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para fornecer equipamentos que permitem às indústrias usarem internet 5G sem necessitar da fibra ótica.
Leia mais:
Alckmin destaca Centro de Biotecnologia da Amazônia em reunião do CAS
Biofábrica de abelhas é alternativa para geração de renda na Amazônia
Wilson Lima e Geraldo Alckmin participam de reunião sobre ZFM nesta sexta-feira