O governador Wilson Lima e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participam da 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), nesta sexta-feira (24). O encontro, que será presidido por Alckmin, acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus.
Na pauta da reunião, está a avaliação de 44 projetos industriais e de serviços, que estimam investimentos de aproximadamente R$ 1,5 bilhão e a geração de cerca de dois mil novos empregos na Zona Franca de Manaus (ZFM).
O govenador ressalta que a presença de Geraldo Alckmin é fundamental para mostrar ao Governo Federal a importância do principal modelo de desenvolvimento econômico da região, que gera 114 mil empregos diretos, conta com mais de 500 indústrias de alta tecnologia e contribui para a preservação ambiental do Amazonas, que hoje mantém 97% da cobertura natural da Floresta Amazônica preservada.
“A Zona Franca de Manaus é essencial e nós não abrimos mão, tendo em vista o prejuízo econômico, social e ambiental que a região e o país teriam caso perdêssemos esse modelo econômico”, ressaltou o governador.
Wilson Lima assinou, em fevereiro, decretos para a concessão de incentivos fiscais para 66 indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) que tiveram projetos aprovados no Conselho de Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Codam).
Com investimentos de cerca de R$ 2 bilhões, devem gerar 2 mil novos postos de trabalho no estado. Em 2021, foi sancionada a renovação da Lei Estadual de Incentivos Fiscais, dois anos antes do prazo final da legislação, garantindo os benefícios tributários estaduais até 2032, dando segurança jurídica ao polo industrial.
Leia mais:
O que Alckmin vai encontrar na ZFM?
AM poderá exportar produtos da ZFM para os Estados Unidos
Bancada do Amazonas discute sobre ZFM e reforma tributária