InícioGeralEducaçãoManaus tem única escola do Amazonas em feira de ciências nacional

Manaus tem única escola do Amazonas em feira de ciências nacional

Publicado em

Publicidade

A Escola Municipal Nina Lins, gerenciada pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é a única instituição do Amazonas a participar da 6ª “Mostra Nacional de Feira de Ciências”, que será realizada de 21 a 24 de outubro, em Brasília (DF).

O destaque da escola é o projeto “A Utilização de Jogos Digitais como Estratégia de Ensino para o Combate à Dengue”, desenvolvido com alunos do ensino fundamental. A iniciativa já conquistou o primeiro lugar em três feiras científicas e será apresentada na etapa nacional.

O projeto surgiu a partir de uma situação real na escola: uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) precisou suspender a vacinação contra a dengue devido à ausência das carteiras de vacinação dos alunos. O episódio motivou a equipe pedagógica a criar estratégias para conscientizar famílias sobre a importância da imunização e prevenção da doença, que em determinado período foi considerada epidemia em várias regiões do país.

Para tornar o aprendizado mais dinâmico, o projeto utilizou jogos digitais como ferramenta de ensino. A iniciativa envolveu 143 estudantes, atualmente no 7º ano, e recebeu aprovação do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fapeam.

A coordenadora do projeto, professora Luana da Silva Marques, destacou os impactos da tecnologia no ensino:


“A aprendizagem precisa dialogar com o universo dos alunos. Por meio dos jogos, conseguimos despertar o interesse dos estudantes e ampliar a conscientização sobre a dengue, que é um problema de saúde pública.”

Com o apoio do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da escola, os alunos desenvolveram sete jogos educativos utilizando plataformas como Scratch, Octo Studio e Wordwall. Três estudantes foram selecionados como bolsistas de iniciação científica, participando ativamente da pesquisa e da criação dos jogos. Antes de jogar, os alunos participaram de palestras e responderam a um questionário diagnóstico, permitindo avaliar o avanço do conhecimento sobre a doença.

A estudante Gabriela Guedes, de 13 anos, será a representante do projeto na feira em Brasília. Ela destacou a experiência como transformadora:

“Foi muito especial participar desse projeto. Aprendemos brincando e vimos que a tecnologia pode ajudar a cuidar da saúde das pessoas. Agora, poder apresentar isso em Brasília é um sonho.”

Leia mais:
David Almeida lança programa de benefícios para servidores da educação municipal
Semed publica edital de PSS para pedagogos
Estudantes da rede pública participam de projeto científico sobre tecnologia de alimentos

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

 

 

Últimas Notícias

Candidato da direita vence eleição na Colômbia, aponta apuração preliminar

Mudança política no país vizinho ocorre após disputa acirrada; atual presidente Gustavo Petro contesta...

Rebeca Andrade conquista ouro no salto e marca retorno às competições no Pan de ginástica artística

Após quase dois anos longe das competições, campeã olímpica lidera o pódio no Rio...

Saullo Vianna reforça compromisso com Alto Solimões durante agenda em Tabatinga

Agenda oficial com parlamentares federais viabiliza reformas de escolas indígenas, pavimentação de vias e...

Governo lança edital para concessão sustentável da Flona de Balata-Tufari no Amazonas

Projeto de concessão da Flona Balata-Tufari prevê manejo sustentável, empregos e investimentos na Amazônia O...

Mais como este

Candidato da direita vence eleição na Colômbia, aponta apuração preliminar

Mudança política no país vizinho ocorre após disputa acirrada; atual presidente Gustavo Petro contesta...

Rebeca Andrade conquista ouro no salto e marca retorno às competições no Pan de ginástica artística

Após quase dois anos longe das competições, campeã olímpica lidera o pódio no Rio...

Saullo Vianna reforça compromisso com Alto Solimões durante agenda em Tabatinga

Agenda oficial com parlamentares federais viabiliza reformas de escolas indígenas, pavimentação de vias e...