O novo vereador Amauri Gomes CMM (União-AM) tomou posse oficialmente nesta terça-feira (21), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Manaus. Médico-veterinário e também engenheiro eletricista, ele assume a cadeira deixada pela Professora Jacqueline, também do União Brasil, que se licenciou do cargo municipal para ocupar uma vaga como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Com a posse de Amauri, o partido União Brasil não sofreu perdas em sua representatividade na Casa Legislativa municipal, mantendo-se como a maior bancada, composta por seis parlamentares.
Prioridades: fiscalização e causa animal
Em seu primeiro discurso na tribuna da CMM, Amauri Gomes estabeleceu o tom de seu mandato, afirmando que pretende atuar de forma intensamente fiscalizadora e manter proximidade com a população.
“Nossa cidade não precisa de super-heróis, precisa de vereadores que fiscalizem de verdade. Quero estar nas ruas, acompanhando os problemas, denunciando o que precisa ser corrigido e defendendo o que é justo.”
Gomes destacou ainda que suas pautas centrais estarão ligadas ao meio ambiente e à proteção animal, conectando-as à saúde pública. “Cuidar do meio ambiente e dos animais é também cuidar das pessoas, porque saúde pública começa pelo equilíbrio ambiental”, disse.
O novo parlamentar mencionou que sua chegada deve ampliar a representatividade dessas pautas na Câmara, somando esforços ao trabalho já desenvolvido pelo vereador Aldenor Lima, seu colega de partido.
A “dança das cadeiras” que levou Amauri Gomes à CMM
A posse de Amauri Gomes é o capítulo mais recente de uma “dança das cadeiras” na política amazonense. A movimentação começou quando Joana Darc (União-AM) deixou sua vaga na Aleam para ser nomeada titular da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM).
A vaga de Joana Darc na assembleia foi, então, ocupada pela vereadora Professora Jacqueline. Com a saída de Jacqueline, a cadeira na CMM ficou disponível.
O posto chegou a ser ocupado brevemente pelo primeiro suplente do partido, Caio André, que também é o atual secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Caio André assumiu a cadeira na sexta-feira (17), mas renunciou ao cargo logo em seguida para retornar ao seu posto no governo estadual.
Essa manobra abriu espaço para a estreia de Amauri Gomes na CMM, que era o segundo suplente do partido.
Quem é o novo vereador
Natural de Porto Velho (RO), Amauri Gomes é especialista em ortopedia e neurocirurgia animal e se apresenta como ativista ambiental e defensor da causa animal. Nas eleições de 2024, ele obteve 7.788 votos, estreando agora no Legislativo municipal com pautas focadas na proteção dos animais, meio ambiente e saúde pública.
Leia mais:
Professora Jacqueline confirma Aleam e Caio André pode herdar cadeira na CMM
Como ficou a bancada feminina na Aleam com saída de Joana Darc?
Joana Darc assumirá Secretaria de Proteção Animal e abre vaga na Aleam
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

