A comunidade indígena Kokama Emanuel, localizada no Distrito Industrial 2, zona Leste de Manaus, recebeu nesta quarta-feira (19/11) uma ação especial de saúde realizada pela Prefeitura de Manaus como parte da programação do “Novembro Azul”, campanha dedicada à prevenção e ao cuidado da saúde masculina.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou ao território indígena uma série de atendimentos básicos e orientações voltadas principalmente aos homens da aldeia. As equipes do Distrito de Saúde (Disa) Leste ofertaram consultas com clínico geral, serviços de saúde bucal, atendimento psicológico, além de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação, exames rápidos para HIV e sífilis e entrega de medicamentos prescritos durante a ação.
A aldeia Kokama Emanuel, formada por 65 famílias, também participou de uma palestra sobre saúde masculina conduzida pela técnica do Disa Leste, Alibia Pessanha, que atua nas áreas de saúde da População Indígena, População Negra e População Privada de Liberdade. Ela reforçou a importância de que os homens da comunidade adotem cuidados contínuos com a própria saúde.
“Buscamos reforçar que o cuidado com a saúde não diminui a força de ninguém, mas é um ato de coragem, que protege a vida, a família e a comunidade. E ainda, que os cuidados do homem com a saúde devem ser constantes, e não se restringir apenas ao mês de novembro”, destacou Alibia.
Ela também enfatizou a necessidade de atenção à prevenção do câncer de próstata, considerado um dos pilares do cuidado integral masculino. “Esse câncer tem grande chance de cura quando é descoberto cedo, por isso é essencial fazer exames de rotina e procurar a unidade de saúde ao notar qualquer mudança ao urinar”, concluiu.
Leia mais:
MPF exige melhorias na Educação Indígena em Japurá (AM)
Centro de Referência em Saúde Indígena é inaugurado em terra Yanomami
Marcha Global Indígena pressiona COP30 por direitos
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

