quinta-feira, janeiro 2, 2025
25.3 C
Manaus
InícioVirou LeiMulher em situação de violência terá atendimento prioritário no Sine

Mulher em situação de violência terá atendimento prioritário no Sine

Publicado em

Publicidade

Mulheres em situação de violência doméstica terão prioridade no atendimento pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). A Lei nº 14.542, sancionada pelo presidente Lula, estabelece a reserva de 10% das vagas ofertadas às vítimas.

Se não houver preenchimento das vagas reservadas, por ausência de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por mulheres e, se não houver, pelo público em geral.

A medida foi publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial da União (DOU), que também traz lei para instituir programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública.

Administração pública

Lei nº 14.540 institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual em toda a administração pública, seja federal, estadual, distrital ou municipal.

O programa também deve ser aplicado em todas as instituições privadas em que haja a prestação de serviços públicos por meio de concessão, permissão, autorização ou qualquer outra forma de delegação.

São objetivos do programa:

  • prevenir e enfrentar a prática do assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e de todas as formas de violência sexual nos órgãos e entidades abrangidos pela lei;
  • capacitar os agentes públicos para o desenvolvimento e a implementação de ações destinadas à discussão, à prevenção, à orientação e à solução do problema;
  • implementar e disseminar campanhas educativas sobre as condutas e os comportamentos que caracterizam o assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e qualquer forma de violência sexual.

As duas leis entraram em vigor hoje (4). Também hoje, no Diário Oficial da União, foi publicada lei que estabelece o funcionamento o funcionamento ininterrupto de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.

Outras medidas

O governo tem anunciado medidas de proteção às mulheres. No dia 8 de março, o governo oficializou o envio de um projeto de lei para promover igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao aceitar que a mulher ganhe menos que o homem no exercício da mesma função, se perpetua uma violência histórica contra as mulheres.

“É importante lembrar que nesse projeto de lei tem uma palavra que faz a diferença de tudo que já foi escrito sobre trabalho igual entre homens e mulheres. E essa mágica palavra é ‘obrigatoriedade’ de pagar o salário igual”, disse.

Na celebração do Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Planalto, o presidente Lula anunciou também outras ações. Entre elas:

  • decreto prevendo a regulamentação da cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência em contratações públicas na administração federal direta, autarquias e fundações;
  • projeto de lei para que o 14 de março seja transformado no Dia Nacional Marielle Franco, data com foco no enfrentamento à violência política de gênero e de raça;
  • decreto que trata da dignidade menstrual, com o compromisso de distribuição gratuita de absorventes no Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

*Informações de Agência Brasil

Leia mais:
Governo Lula vai distribuir gratuitamente absorventes pelo SUS
PL assinado por Lula garante multa a empresas que descumprirem igualdade salarial
Cai para 22% o número de mulheres vítimas de crimes violentos no AM

Últimas Notícias

Eleitores têm até 7 de janeiro para justificar ausência no 2º turno

Os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições municipais de...

Explicando: novas regras de fiscalização da Receita Federal

A partir do início de 2025, novas regras de fiscalização estipuladas pela Receita Federal...

Fies anuncia 112 mil novas vagas para 2025: Veja detalhes

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (2) que o Fundo de Financiamento...

Confira nomes dos 32 secretários da Prefeitura de Manaus empossados em 2025

Logo no primeiro dia do ano, a chapa eleita pela população manauara para chefiar...

Mais como este

Eleitores têm até 7 de janeiro para justificar ausência no 2º turno

Os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições municipais de...

Explicando: novas regras de fiscalização da Receita Federal

A partir do início de 2025, novas regras de fiscalização estipuladas pela Receita Federal...

Fies anuncia 112 mil novas vagas para 2025: Veja detalhes

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (2) que o Fundo de Financiamento...