Especialistas da FCecon alertam para a importância da segurança alimentar e moderação durante as celebrações de Natal e Ano Novo.
A alimentação oncológica requer atenção redobrada com a chegada das festividades de dezembro. O alerta parte da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que destaca a necessidade de vigilância para evitar complicações gastrointestinais comuns nesta época, quando o consumo de pratos típicos e o volume de ingestão alimentar tendem a aumentar.
Durante as confraternizações com familiares e colegas de trabalho, é natural que a rotina alimentar seja alterada. No entanto, para pacientes em tratamento de câncer, essas mudanças exigem cautela. Beatriz Fiúza, nutricionista da FCecon, explica que o cuidado deve ser prioridade, especialmente para quem está em quimioterapia.
“Os pacientes que estão fazendo quimioterapia precisam ter cuidado com a alimentação devido à queda na imunidade e devido a alguns sintomas, como enjoo, vômito, dores no estômago e oscilações intestinais, como diarreia e constipação”, esclarece a especialista.
Segurança na alimentação oncológica
Um dos pilares para garantir o bem-estar do paciente é a higiene. Os cuidados começam na segurança alimentar, assegurando a correta higienização dos ingredientes, o modo de preparo adequado e o armazenamento seguro das sobras, evitando a proliferação de bactérias que podem ser graves para quem está com o sistema imunológico fragilizado.
A orientação é permitir que os pacientes participem ativamente das ceias e desfrutem dos alimentos servidos, mantendo o convívio social, mas com restrições claras. A nutricionista recomenda evitar excessos de gorduras, frituras, embutidos e doces com alto teor de açúcar. O equilíbrio é a chave para aproveitar as festas sem comprometer a saúde.
Restrições ao álcool e hidratação
Outro ponto crucial na alimentação oncológica é a proibição do consumo de bebidas alcoólicas. O álcool pode interagir negativamente com medicamentos, prejudicar a eficácia do tratamento e causar desidratação.
“Um conselho: evite bebidas alcoólicas. Prefira sempre sucos ou águas saborizadas”, orienta Beatriz Fiúza, sugerindo alternativas saudáveis e refrescantes para os brindes de fim de ano.
Acompanhamento nutricional na rede pública
A FCecon disponibiliza suporte especializado para garantir que a alimentação oncológica seja adequada a cada caso. O serviço de nutrição atende pacientes ambulatoriais, internados nas enfermarias (adulto e pediátrica) e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Bárbara Abrahim, gerente de Nutrição da unidade, explica que o acompanhamento é direcionado a pacientes cujos níveis nutricionais foram afetados pela doença ou que necessitam de vias alternativas de alimentação, como sondas.
Para ter acesso ao serviço, é necessário ser paciente da unidade e possuir encaminhamento de um profissional da equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros). O agendamento é realizado no balcão do Serviço de Atendimento Médico Estatístico (Same), localizado no salão principal do ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, mediante apresentação do cartão do paciente.
Leia mais:
Unidades Móveis de Saúde da Mulher têm novos locais em Manaus
Wilson Lima entrega nova ala do HPS 28 de Agosto com 85 leitos e tecnologia 100% digital
Hemoam alerta para déficit de 40% na doação de sangue às vésperas do Natal
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

