Entre os presentes mais procurados entre os manauaras para o Dia das Mães, comemorado no domingo (14), estão perfumes, roupas e sapatos. É o que diz a pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), com 442 pessoas, em diferentes zonas de Manaus.
A pesquisa demonstra que dos 442 entrevistados, sendo 59% público feminino e 40,5% público masculino, 92% têm intenção de presentear as mães e 8% pretendem não presentear.
Na lista de produtos e serviços que os consumidores pretendem comprar estão:
- Roupas, calçados, acessórios (29%);
- perfumes (19%);
- almoço/jantar em restaurantes (12%);
- cosméticos (11%);
- eletrodomésticos (10%);
- celular/smartphone (7%);
- vale-presente (6%);
- passeio/viagem (5%);
- eletrônicos (5%);
- procedimentos estéticos (3%).
O presidente da Fecomércio, Aderson Frota, afirma que a data do Dia da Mães é a segunda melhor data do varejo comercial. “A pesquisa foi realizada para levantar as perspectivas dos consumidores, na busca pelo presente do Dia das Mães, e divulgar de forma ampla para a que as empresas do comércio estejam preparadas para atender aos anseios dos consumidores amazonenses”, observa.
Local para as compras
Os shoppings centers lideram a preferência dos consumidores para a compra neste Dia das Mães, com 27,4% dos entrevistados. A pesquisa aponta que 21,5% pretendem realizar as compras do Centro da Cidade, 18,6% devem comprar nas lojas do bairro, seguido por Galerias Populares (6,1%), Loja de Departamento (5,2%), entre outros. Na modalidade Compras On-Line, a rede social Instagram lidera a opção de compras.
Os consumidores pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 200 (27,6%), R$51 a R$100 (26%) e R$201 a 400 (21,9%). A forma de pagamento que pretendem utilizar: Cartão de Crédito parcelado (28,1%), Cartão da Loja parcelado (23,3%), à vista no dinheiro ou pix (21,3%).
Leia mais:
Explicando: taxação de compras online por pessoas físicas
Golpe do cartão trocado: Procon-AM alerta!