Nesta sexta-feira (2), a ministra do Planejamento e do Orçamento, Simone Tebet, junto com o ministro Márcio Macêdo, Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, vêm a Manaus participar do plenário sobre o Plano Plurianual (PPA) do governo federal na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O evento vai acontecer a partir das 18h no auditório Belarmino Lins. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), que vai receber a delegação, em pronunciamento nesta terça-feira (30).
Segundo o parlamentar, a grande novidade é que a discussão é aberta ao público. “É o momento da população opinar como o governo federal pode investir os seus recursos em várias áreas”, declarou Sinésio Campos.
Ver essa foto no Instagram
PPA
O PPA Participativo, como é chamado, permite que a população participe do processo de elaboração de propostas, que podem se tornar políticas públicas no Brasil pelos próximos quatro anos. Diferentemente do PPA tradicional, o PPA Participativo busca promover a participação cidadã, permitindo que os cidadãos contribuam ativamente na construção das políticas públicas.
Além da participação ser aberta a qualquer cidadão, também podem participar os sindicatos, ONGs, associações e conselhos participativos. As inscrições antecipadas podem ser feitas aqui.
“O PPA tem o viés do diálogo. O nosso governo, que está abrindo debate com todas as frentes, não somente quem votou no presidente Lula, mas toda a sociedade, tem o Palácio do Planalto aberto a toda sociedade”, afirmou o deputado Sinésio. “É um mecanismo que visa envolver a sociedade cidadã, com prioridades e metas para o governo”.
Desde o dia 11 de maio, sugestões de criação ou melhoria de políticas públicas podem ser enviadas por meio da plataforma Brasil Participativo ou de aplicativo com o mesmo nome. As medidas serão implementadas de 2024 a 2027.