O governador Wilson Lima enviou para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei reduzindo a base de cálculo do ICMS nas operações internas com querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV). O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (19/06).
A expectativa é que, se aprovada, a medida possa influenciar positivamente no preço da passagem aérea e nas viagens realizadas. A proposta é encaminhada à Casa Legislativa 15 dias após a Petrobras anunciar queda de 12,6% no preço do QAV.
A medida visa modificar os dispositivos da Lei n.º 3.430 e foi encaminhada em regime de urgência para a Casa Legislativa.
Entenda o que pode mudar
Dentre os beneficiados estão:
- As empresas que realizam o transporte de carga;
- Empresas do setor de Táxi Aéreo;
- Empresas de avião comercial.
As mudanças visam a ampliação do transporte aéreo, de forma a integrar localidades mais isoladas da região, facilitando o acesso a locais com potencial turístico. A perspectiva então, é que ocorra o aumento de rotas regionais, bem como suportes emergenciais, em missões de apoio à saúde – em especial nas áreas remotas e indígenas.
Os benefícios auxiliam ainda as empresas de carga ao oferecer essas condições fiscais do ICMS relacionadas à aquisição do querosene de aviação.
O Projeto de Lei foi desenvolvido como uma alternativa decorrente dos efeitos econômicos da pandemia – que ainda afetam o setor de aviação. Além disso, busca otimizar o planejamento das empresas aéreas de grande porte.
Quanto à operações internas, a carga tributária será equivalente a 7% nas operações, que atendam com voos regulares para, no mínimo, quatro municípios do interior do estado. Quanto às empresas de táxi aéreo elas devem realizar, no mínimo, 70% de suas prestações de serviço à passageiros do Amazonas. No caso das empresas de carga, elas devem atendem, no mínimo, 4 voos internacionais semanais com destino à Manaus.
Próximos Passos
O próximo passo será o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil) encaminhar a proposta para as comissões de:
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação;
- Comissão de Assuntos Econômicos;
- Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos.
A proposta pode trazer benefícios significativos para os usuários da aviação. Entre eles estão a redução do preço das passagens aéreas, o aumento da oferta de rotas regionais, facilitando o acesso a localidades isoladas e com potencial turístico, além de incentivar o setor de transporte de carga e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.
Leia mais:
Aleam aprova reajuste de 8% para os servidores da Educação do AM
83 projetos de lei do AM criam datas comemorativas
Comissão de Cultura da Câmara aprova Dia Nacional do Funk
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook