Após mais uma tentativa do ex-deputado federal Pauderney Avelino para impedir a realização da convenção estadual do União Brasil (UB), filiados da sigla enviaram uma carta aberta ao secretário-geral do partido, ACM Neto, informando que desejam que o governador do Amazonas, Wilson Lima, assuma o comando da legenda no Estado.
Entenda
Na última terça (15/07), Pauderney Avelino e outros políticos entraram com um mandado de segurança com pedido de liminar, para impedir a eleição do Diretório Estadual do partido no Amazonas. O objetivo do mandado é barrar uma futura presidência do governador Wilson Lima ao partido UB.
Entre os nomes dos políticos nenhum é do Amazonas. Assinaram o documento:
- Senador Efraim Filho (UB-PB);
- Ex-governador José Agripino (UB-RN);
- Senadora Dorinha Rezende (UB-GO);
- Ex-prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto (UB-BA);
- Prefeito Bruno Reis (UB-BA);
- Deputado federal José Mendonça Filho (UB-PE);
- Governador Ronaldo Caiado (UB-GO);
- Senador Davi Alcolumbre (UB-AP).
A eleição está prevista para acontecer no dia 18 de agosto. E enquanto isso, o Diretório Estadual permanece sem presidência, pois a última convenção foi anulada e Pauderney (que era o presidente) foi destituído.
Dentre as justificativas, os políticos afirmam que o presidente do partido, Luciano Bivar, convocou a convenção de “forma unipessoal e sem competência para tanto”.
O que diz o União Brasil e aliados?
Wilson Lima conta com o apoio do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para assumir o posto. O partido confirmou ainda que a convenção irá ocorrer.
“A convenção vai ser realizada na sexta-feira (18), às 10 horas […] está tudo dentro das regras do estatuto, dentro da lei. O jurídico do Partido Nacional está muito seguro do direito, então a convenção vai ser feita dentro de todos os trâmites legais e estatutários”, informou o partido.
Em redes sociais, parlamentares amazonenses demonstraram apoio ao governador, dentre eles estão os deputados federais, Fausto Júnior e Saullo Vianna; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, bem como prefeitos e vereadores do UB do Amazonas.
“Destacamos de forma clara, o nosso total e irrestrito apoio à indicação do governador Wilson Lima para a presidência estadual do nosso partido. Sua posição como principal liderança política do estado e sua permanência na sigla, fortalecem nossa presença à nível nacional”, ressaltam em carta aberta.
Assinaram a carta:
- Fausto Santos Jr – Deputado Federal;
- Saullo Vianna – Deputado Federal;
- Roberto Cidade – Deputado Estadual;
- Joana Darc – Deputada Estadual;
- Geroge Lins – Deputado Estadual;
- Thiago Abrahim – Deputado Estadual;
- Ajuto Afonso – Deputado Estadual;
- Mário César Filho – Deputado Estadual;
- Prefeitos e vereadores.
Próximos Passos
Apesar de tentarem entrar com uma matéria de urgência, o pedido foi negado e a convenção permanece confirmada. Caso haja um parecer, o resultado da convenção pode ser suspenso até decisão judicial.
Leia mais:
Silas Câmara: Bancada evangélica será obstáculo a projetos desfavoráveis ao grupo
Michelle Bolsonaro pode ser candidata à presidência em 2026?
Política de cotas na educação: especialistas defendem que sistema é reparação histórica
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook