O calor em Manaus vai aumentar. A temperatura deve alcançar 40ºC entre o fim de semana e a segunda (25) e terça-feira (26). A temperatura elevada é causada por uma “bolha de calor” criada quando uma área de alta pressão atmosférica permanece sobre a mesma região por alguns dias e até mesmo semanas. O fenômeno prende ar muito quente por baixo, como se fosse uma tampa de panela.
A estimativa de calor intenso é do MetSul Meteorologia, que classifica o acontecimento climático como “excepcional”. Também devem sofrer o efeito ‘tampa de panela’ os estados do Paraná, Goiás, Rondônia, ará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, além do Distrito Federal. Os 40ºC devem ser registrados ainda em termômetros do Rio de Janeiro e São Paulo.
A MetSul Meteorologia adverte que o nível de calor esperado para os próximos dias “atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida”. O risco é maior para pessoas doentes e idosos.
Para esta quarta-feira (20), o Climatempo estima temperatura mínima em Manaus de 26ºC e máxima de 37ºC. Para sábado (23), a previsão é de 26ºC de mínima e 35ºC a máxima.
Leia mais:
Seca ‘esvazia’ rios e salas de aula no Amazonas
Seca dos rios afeta viagens de barco e causa desabastecimento no Amazonas
Onda de calor extremo atingirá o Brasil essa semana; Amazonas será afetado
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook