A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, na última quinta-feira (05/10), um Projeto de Lei que institui o Dia Estadual do Conservadorismo no Estado. O projeto é de autoria da deputada Débora Menezes (PL-AM), que usou suas redes sociais para declarar a relevância da iniciativa.
“Ao contrário do que muitos pensam e das mentiras contadas na tribuna, os conservadores não são pessoas intransigentes […] Os conservadores prezam princípios e valores, como a família, o amor à pátria, o respeito ao próximo e à própria vida[…] Aceitamos sim mudanças, mas com a devida conversa e debate, entendendo que o que temos de mais importante são as nossas raízes”, declarou a parlamentar bolsonarista.
O PL Nº 182/2023 foi apresentado em março deste ano, estabelecendo que a data será comemorada anualmente no dia 10 de março, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. Para a deputada e autora do projeto, a data tem como objetivo difundir as ideias conservadores e rememorar princípios básicos e caros ao conservadorismo, como a família, a religião, a pátria e a liberdade.
A data (10 de março) já é praticada em diversas cidades brasileiras, como Recife e Curitiba. O projeto segue para sanção do governador Wilson Lima.
Parlamentares argumentam
Parlamentares da oposição afirmam que o projeto possui cunho ideológico. Durante a votação da propositura, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) argumentou que o conservadorismo não leva em conta as mudanças sociais, o que pode ser problemático, quando as mudanças sociais são necessárias para abordar questões como a igualdade de gênero, direitos civis, casamento entre pessoas do mesmo sexo, etc.
“Eu entendo que esse projeto de lei tem uma posição muito clara na questão ideológica […] Não é oportuno essa casa aprovar o dia do conservadorismo, da mesma forma que eu entendo que existe ainda aqueles que defendem o nazismo, que tanto fizeram mal aos judeus”, ressaltou o deputado.
Os membros do Partido Liberal (PL), que são bolsonaristas, afirmaram que o projeto defende valores tradicionais.
O que é o conservadorismo
O conservadorismo é uma corrente político ideológica, que defende a valorização e conservação de instituições sociais, conceitos e princípios morais norteadores dos rumos da sociedade.
Segundo a justificativa do projeto, o pensamento conservador baseia-se na família tradicional, na defesa da religião, garantindo a preservação de instituições tradicionais.
“Em contraposição ao globalismo que deturpa os conceitos morais, filosóficos e éticos, levando a decadência de uma sociedade, o conservadorismo foca na continuidade, estabilidade e defesa das instituições, opondo-se a qualquer tipo de movimento que provoquem ruptura radical da ordem estabelecida”, ressalta a justificativa do projeto.
Leia mais:
Deputados aprovam lei que veda ‘linguagem neutra’ em material didático no AM
Débora sobre a exclusão de seu pai do PL: “Isso não representa a direita”
Manter ou não os benefícios da Zona Franca de Manaus?
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook