O Amazonas registrou, nesta quarta-feira (11/10), 48 municípios em situação de emergência e 392 mil pessoas afetadas pela, o equivalente a 97 mil famílias no estado. As informações são do boletim de monitoramento da estiagem do Governo do Amazonas.
O informativo conta com atualizações dos sistemas de monitoramento do Governo do Estado e aponta que o Amazonas conta, ainda, com 12 cidades em alerta, nenhum em atenção e 2 em normalidade. Houve alteração no número de municípios em situação de emergência. Careiro Castanho, Barcelos e Tapauá decretaram situação de emergência.
De acordo com o boletim, os municípios em situação de emergência são: Maués, Urucará, Rio Preto da Eva, Silves, Autazes, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Tabatinga, Manaus, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Manaquiri, Anamã, Careiro da Várzea, Anori, Iranduba, Caapiranga, Envira, Itamarati, Juruá, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Tefé, Coari, Jutaí, Maraã, Uarini, Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Pauini, Lábrea, Boca do Acre, Humaitá, Borba, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Carauari, Itapiranga e Codajás, Careiro Castanho, Barcelos, Tapauá.
As cidades em situação de alerta são: Manacapuru, Novo Airão, Canutama, Beruri, Manicoré, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã, Parintins, Itacoatiara e Urucurituba. Em normalidade, somente Presidente Figueiredo e Apuí.
Ações do Governo do Amazonas
Em coletiva de imprensa nesta quarta, o governador Wilson Lima afirmou que solicitou ao Ministério de Portos e Aeroportos apoio para diminuir riscos de navegação, principalmente para o escoamento de produtos.
O Governo do Amazonas também tem atuado em várias frentes de enfrentamento à seca e às queimadas por meio da Operação Estiagem 2023, com envio de cestas básicas, kits de higiene, água potável e medicamentos para as famílias afetadas pela seca.
Leia mais:
Manaus é a segunda cidade mais poluída do mundo
Fogo em Autazes assusta moradores; Veja o vídeo
Amazonas tem quase 300 mil pessoas afetadas pela estiagem
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook