A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou uma redução superior a 62% nos roubos a estabelecimentos comerciais em Manaus no mês de outubro, na comparação com o mesmo período de 2024. O índice representa a maior queda registrada para o período nos últimos 12 anos, segundo dados do órgão estadual. O resultado foi comemorado por comerciantes que atuam em regiões movimentadas da capital.
O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, atribui a diminuição dos crimes ao reforço de policiamento e às ações de inteligência aplicadas em pontos estratégicos.
“Esses números mostram que a estratégia está funcionando. Ampliamos o efetivo nas ruas, fortalecemos a atuação dos policiais nas comunidades e intensificamos operações para coibir roubos em áreas comerciais. Nosso compromisso é garantir cada vez mais segurança à população”, afirmou.
Histórico de redução
De acordo com o Centro Integrado de Estatística (Ciesp), a queda nos indicadores vem ocorrendo de forma contínua desde 2021, ano de lançamento do programa Amazonas Mais Seguro. Naquele ano, os registros superavam 211 ocorrências. Em 2022, o total caiu para 181; em 2023, o número foi reduzido para 155; em 2024, para 102; e, em 2025, o balanço de outubro chegou a apenas 38 registros.
No acumulado de janeiro a outubro, Manaus alcançou uma redução geral de 28% em roubos a comércios. Todas as zonas apresentaram melhora, com destaque para a zona norte, que registrou queda de 72%. A zona oeste apresentou redução de 45%, seguida pelas zonas sul (27%), leste (26%) e centro-oeste (25%).
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, afirmou que a ampliação do efetivo e a entrega de novas viaturas contribuíram para o resultado.
“Formamos ano passado mil novos soldados, que fortaleceram nossas ações de policiamento a pé, especialmente em áreas comerciais. Além disso, novas viaturas auxiliam nos trabalhos da Polícia Militar para aumentar a presença das equipes e as ações de patrulhamento”, disse.
Comerciantes relatam sensação de segurança
A percepção de segurança também foi relatada por lojistas da zona norte, que observaram impacto direto no movimento e no atendimento.
Leia mais:
Amazonas registra maior queda de roubo a pedestre em 10 anos
Amazonas devolve mais de 100 motos roubadas
Roubo de fios em Manaus avança do vandalismo ao crime organizado
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

