Desde o dia 23 de setembro, mais de 100 botos vermelhos e tucuxis foram encontrados mortos no Lago Tefé, localizado no município de Tefé (a 522km da capital) e suas proximidades. Além dos cetáceos, peixes também estão sofrendo com a falta de oxigênio e perecendo, em uma situação que afeta não apenas a vida aquática, mas também a comunidade de pescadores e todos aqueles que dependem da dinâmica do rio.
Em uma tentativa de conter a situação, o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá tem mobilizado esforços para resgatar animais sobreviventes, especialmente botos e tucuxis, que ainda permanecem em poças rasas de água quentes.
A intenção é transferi-los para locais que mantenham água fresca e uma profundidade mínima necessária para a sobrevivência desses animais. No entanto, a ação de resgate tem enfrentado desafios significativos, devido ao difícil acesso à cidade de Tefé, tornando-a mais lenta do que o desejado.
Estiagem 2023
A estiagem de 2023 tem trazido uma série de consequências preocupantes para o estado do Amazonas. De acordo com informações do Governo do Amazonas, aproximadamente 173 mil pessoas estão sendo afetadas pela seca extrema dos rios em todo o estado.