A construção da ciclovia de 3,6 km de extensão no bairro Ponta Negra, em Manaus, irá custar R$ 4 milhões, segundo a Prefeitura de Manaus. A ciclovia vai terá duplo sentido e vias separadas do fluxo principal dos veículos na Avenida Coronel Teixeira.
Na quarta-feira (3), o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou a ordem de serviço para construção da ciclovia, que é uma demanda antiga da população, de acordo com o prefeito.
“Esse projeto foi pensado para atender as necessidades das pessoas que gostam de praticar esportes nesta região turística de Manaus. Vamos fazer uma ciclovia moderna, dentro dos parâmetros utilizados nos países em que a cultura do ciclismo é forte”, enfatizou Almeida.
De acordo com o prefeito, o investimento é fundamental para garantir a saúde da população por meio do esporte. Segundo David, apenas ano passado a prefeitura gastou R$1,3 bilhão em saúde e para ele, “quando investimos nas práticas esportivas, economizamos na saúde”.
“Nosso objetivo é aumentar o incentivo à prática esportiva para reduzir os índices de obesidade e doenças ligadas ao sedentarismo e, assim, economizar na Saúde”, afirmou o prefeito.
A intervenção da prefeitura é para retirar as ciclofaixas da avenida Coronel Teixeira e criar uma via isolada, que proporcione maior segurança aos ciclistas. O projeto prevê o percurso desde o passeio próximo aos quartéis, à casa de eventos Dulcila’s, até a praia da Ponta Negra, com um retorno em duplo sentido de tráfego de bicicletas.
A relação entre o complexo turístico Ponta Negra e a bicicleta é histórica, pois tradicionalmente as famílias se reúnem para pedalar na região. O uso da bicicleta contribui também para a redução dos congestionamentos, diminuição da poluição atmosférica e sonora, além de melhorar a qualidade de vida da população.