Programa CNH Social do Detran-AM bate recorde de inscrições para a edição de 2023
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou que a edição de 2023 do Programa CNH Social já registrou o maior número de inscritos da história, com 336.614 candidatos.
Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da campanha foi a facilidade de se inscrever, já que as candidaturas podem ser realizadas eletronicamente através do sistema desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam).
A Prodam, que oferece esse serviço de inscrição via internet para todas as edições do programa, destacou que a tecnologia tem sido fundamental para o sucesso do projeto. “O foco das nossas ações têm sido utilizar a tecnologia para facilitar o dia a dia dos cidadãos amazonenses, tornando a interação com o Governo mais simples e ágil”, disse o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes.
O Programa CNH Social permite que os candidatos obtenham a Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (veículo de passeio), troquem a categoria B para D (van, micro-ônibus, ônibus), ou acrescentem as categorias A e B. Além disso, o programa também prevê a isenção dos cursos especializados de Mototáxi e Motofrete.
As inscrições para a edição de 2023 continuam abertas até o dia 19 de junho e podem ser realizadas no site do Detran-AM (detrancidadao.am.gov.br).
Para participar, os interessados devem atender aos seguintes critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ser comprovadamente de baixa renda e residir no Amazonas há pelo menos dois anos. (É importante lembrar que a renda mensal da família deve ser de até meio salário-mínimo per capita ou de até dois salários mínimos).
Além dos requisitos mencionados, os candidatos também devem ter mais de 18 anos na data do requerimento, saber ler e escrever, apresentar comprovante de residência, ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade ou documento equivalente com foto e título de eleitor ou declaração da Justiça Eleitoral.
Desde o seu lançamento no Amazonas, em 2021, o Programa CNH Social já ofereceu 40 mil carteiras de motorista gratuitamente. Para a versão de 2023, foram disponibilizadas 80 mil vagas, distribuídas por todos os 61 municípios do interior e a capital.