O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (04), o lançamento de um novo edital do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) com 11.024 vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional. A nova oferta de cursos é voltada para os 61 municípios do interior do estado.
O edital corresponde à 2ª etapa da oferta de cursos presenciais de Qualificação Profissional para o interior. Ao todo, são 110 cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local, contemplando áreas como tecnologia, setor primário, gastronomia, turismo e educação especial e inclusiva.
Na 1ª etapa, realizada em março deste ano, o Cetam ofertou 8.680 vagas em 67 cursos, também para o interior.

Inscrições
As inscrições estarão abertas das 7h da próxima terça-feira (8) até as 23h59 do dia 9 de julho (quarta-feira), exclusivamente no site do Cetam.
O edital será publicado ainda nesta sexta-feira e os interessados devem consultá-lo para verificar o cronograma completo, os pré-requisitos, a relação de cursos e os locais de realização das aulas.
Entre as novidades do edital estão cursos inéditos, que incluem, entre outros:
- Reparador de Aparelhos Celulares;
- CorelDraw e Photoshop;
- Eletricista Instalador Predial;
- Avicultura Caipira;
- Horticultor Orgânico;
- Cozinheiro Funcional (Fitness);
- Agente de Inclusão para Pessoa com TEA;
- Formação em Terapia ABA;
- Árbitro de Futebol, em parceria com a Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Novas unidades do Cetam
Um dos marcos mais recentes da expansão do Cetam foi a inauguração da nova unidade em Parintins, no último dia 24 de junho. A escola técnica representa um avanço importante na oferta de cursos profissionalizantes no município e na região do Baixo Amazonas, ampliando o acesso à educação tecnológica de qualidade.
Além de Parintins, a atual gestão entregou outras unidades, como a escola de tempo integral em Silves, a unidade de Benjamin Constant – concluída após quase 10 anos de obra paralisada –, o Cetam Galileia, maior unidade em área construída do estado, e o Cetam Aníbal Beça, entregue à população em 2022.
Todas as novas unidades contam com infraestrutura moderna, incluindo laboratórios da Indústria 4.0, bibliotecas atualizadas e malha digital com internet via satélite, garantindo conectividade para alunos e professores nos 61 municípios do interior.
Leia mais:
Queda de 50% no desmatamento no Amazonas, diz Ipaam
Ministro diz que 2,1 milhões de pessoas estão aptas a ressarcimento pelo INSS
Governo do Amazonas anuncia medidas para apoiar produtores rurais de Apuí
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.