Próximo de definir a futura direção do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), quatro nomes são cotados para o cargo. A escolha do futuro diretor(a) é através de um processo seletivo – três são pesquisadores do Inpa e um é da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Veja os nomes:
- Bruce Rider Forsberg, doutor em ecologia pela Universidade de Minnesota (EUA) e pesquisador do Inpa;
- Carlos Cleomir de Souza Pinheiro, doutor em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Ufam e Pesquisador do Inpa;
- Henrique dos Santos Pereira, doutor em Ecologia pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e professor da Ufam;
- Marina Anciaese, doutora em Ecologia pela Universidade do Kansas (EUA) e Tecnologista do Inpa.
A informação foi revelada pelo professor Eron Bezerra, que também é presidente da Comissão de Busca, responsável por subsidiar a escolha da nova direção. A escolha foi feita pela ministra Luciana Santos, e publicada na PORTARIA MCTI Nº 7.106, de 5 de junho de 2023.
O diretor(a) tem mandato de quatro anos.
Como funciona a escolha da direção
Os cargos de direção das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, são definidos por meio de uma Comissão de Busca.
Dentre os objetivos da Comissão está a busca de perfis que estejam correlacionados às diretrizes técnicas e político administrativas do Inpa. Entre as etapas estão a análise de currículo, proposta do plano de futuro para a gestão, apresentação oral e pública e entrevista individual com a Comissão.
A partir disso, então, é encaminhada uma lista tríplice ao Ministério. Além de Eron Bezerra, compõem à banca mais quatro cientistas/pesquisadores.
Polêmica envolvendo atual diretora
Servidores do Inpa estão insatisfeitos com a atual gestão do Instituto, pela Dra. Antônia Pereira. A mesma é acusada de ter efetuado mudanças no órgão, sem o conhecimentos de seus pares.
Em março, os funcionários coletaram 67 assinaturas com o pedido de exoneração da Dra. Antônia, justificando que a atual diretora alterou o regimento interno, sem discussão entre os servidores.
“Esse novo regimento alterou profundamente a estrutura organizacional do Inpa de modo a privilegiar setores administrativos de forma desproporcional. Além disso, extinguiu a Coordenação de Pesquisa em Tecnologia e Inovação, uma das mais importantes do Inpa, e inviabilizou a pós-graduação do instituto, considerada a espinha dorsal da pesquisa no órgão”, afirma o secretário-geral do Sindsep-AM, Walter Matosele.
Inpa
O inpa é responsável por estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical. O órgão possui quatro núcleos de pesquisas localizados nos Estados do Acre, Roraima, Pará e Rondônia.
Leia mais:
Com segurança reforçada, Lula desembarca em Parintins nesta sexta (04)
MCTI nomeia Eron Bezerra para escolher novo diretor do Inpa
Manaus Lança Candidatura ao Título de “Cidade Sul-Americana do Esporte”
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook