quinta-feira, novembro 13, 2025
25.7 C
Manaus
InícioAmazôniaEcossistema de Inovação: Suframa reúne gigantes da tecnologia e ICTs para impulsionar...

Ecossistema de Inovação: Suframa reúne gigantes da tecnologia e ICTs para impulsionar PD&I na Amazônia

Publicado em

Publicidade

Evento gratuito nos dias 6 e 7 de novembro discutirá o futuro da Lei de Informática, bionegócios e o fortalecimento de parcerias estratégicas entre empresas como Samsung e Flextronics e centros de pesquisa.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) será o ponto focal do ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e Amapá nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de novembro. O auditório da autarquia sediará o “II Encontro do Ecossistema de Inovação”, um evento estratégico que reunirá os principais atores da indústria, academia e governo para debater o futuro da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região. O encontro, que ocorre das 9h às 16h, é gratuito e as inscrições estão abertas no portal Doity.

O objetivo central do evento é duplo: fortalecer as parcerias estratégicas em PD&I e dar transparência aos avanços já alcançados pelo setor produtivo e pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). O grande motor desses avanços são os incentivos provenientes da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus, que direciona investimentos das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) para projetos de pesquisa e desenvolvimento.

A importância do encontro é sublinhada pela presença de instituições de peso. Além da própria Suframa, estarão presentes representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e dos principais braços de fomento do país, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Órgãos regionais estratégicos, como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o Banco da Amazônia (Basa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), também participarão ativamente das discussões, consolidando o evento como uma arena decisiva para o ecossistema de inovação regional.

Programação intensa foca em conexão e no futuro do Ecossistema de Inovação

O primeiro dia do evento, quinta-feira (6), será dedicado a painéis, oficinas e exposições. A cerimônia de abertura, às 9h, dará o tom do encontro com a participação das diversas autoridades e instituições envolvidas.

Logo em seguida, das 10h às 12h, o painel “Políticas de Fomento à Inovação” abordará temas críticos, como o Cenário Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Bionegócios. Este painel é particularmente aguardado por detalhar os mecanismos de financiamento disponíveis e os programas de fomento que podem conectar o setor produtivo às ICTs, abrindo novos caminhos para projetos de alto impacto.

A tarde será dividida em duas oficinas temáticas simultâneas, das 13h às 16h. No auditório principal, a oficina “Desafios e Oportunidades para o Investimento em PD&I na Amazônia Ocidental e Amapá” trará a visão da indústria. Estão confirmadas as participações de gigantes da tecnologia com obrigações de PD&I na ZFM, como Samsung, Cal-Comp e Flextronics. Na Sala das Adjuntas, a segunda oficina focará nos “Diálogos entre ICTs e Setor Produtivo”, buscando fortalecer a ponte entre a pesquisa acadêmica e as demandas do mercado.

Paralelamente a toda a programação, o Hall da Suframa abrigará uma robusta exposição de projetos. Com 50 estandes e mais de 33 instituições já confirmadas, a mostra apresentará os resultados práticos dos investimentos em PD&I das empresas de informática da ZFM, além de projetos dos Programas Prioritários e de ICTs credenciadas pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).

Segundo dia: imersão na indústria e geração de negócios

A sexta-feira (7) terá um foco prático e voltado à geração de negócios. A manhã, das 9h às 11h, será dedicada a “Visitas Técnicas a Empresas da ZFM”. Os participantes serão divididos em grupos estratégicos (Autoridades; Representantes de ICTs; Coordenadores de Programas; e Representantes de Empresas e Startups) e farão uma imersão em plantas industriais e centros de pesquisa de referência, como Samsung, FPF Tech e Positivo.

Das 11h às 12h, ocorrerá uma “Sessão de Networking e Rodada de Negócios”, um momento crucial para que os participantes possam trocar contatos, discutir colaborações e iniciar parcerias que podem definir os próximos passos do ecossistema de inovação local.

A programação da tarde será dedicada à apresentação de “Casos de Sucesso e Lições Aprendidas”. Empresas compartilharão os resultados efetivos de seus investimentos em PD&I, enquanto as ICTs mostrarão exemplos de projetos inovadores desenvolvidos em parceria com o setor produtivo. O evento será encerrado às 16h, após discussões sobre os resultados do encontro e a síntese das propostas e compromissos firmados.

A visão estratégica: “O grande diferencial é a conexão”

De acordo com o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, o propósito do encontro vai além das palestras: trata-se de criar um ambiente fértil para parcerias. “O grande diferencial deste evento é a conexão. Estamos criando um ambiente para que os atores do nosso ecossistema se conheçam melhor e criem parcerias efetivas”, afirmou Aguiar.

A declaração reforça o objetivo de dar mais transparência aos resultados dos investimentos em PD&I, ao mesmo tempo em que busca solidificar a região como um polo de desenvolvimento tecnológico. “Queremos, de fato, proporcionar um ecossistema de inovação mais integrado para a Amazônia Ocidental e o Amapá”, concluiu o superintendente-adjunto.

O II Encontro surge, portanto, como um momento fundamental para avaliar o que foi feito e traçar o roteiro para o futuro da tecnologia e inovação na Amazônia, alavancando as potencialidades da Lei de Informática para gerar desenvolvimento sustentável e competitivo para o ecossistema de inovação da região.

Leia mais:
Wilson Lima lança três editais da Fapeam e amplia investimentos em ciência e tecnologia
IBBI Manaus lidera revolução que conecta robótica e biotecnologia na Amazônia
Bioeconomia Amazônica em pauta: Suframa promove 2ª edição do seminário Capda

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

Últimas Notícias

Humaitá vira alvo do MPC por falhas no saneamento básico

O saneamento básico em Humaitá, município no sul do Amazonas, está no centro de...

Sine Manaus oferta 285 vagas de emprego nesta sexta (14)

O Sine Manaus oferta, nesta sexta-feira (14), 285 vagas de emprego em diferentes áreas...

Lagos da Amazônia atingem temperaturas recordes e causam morte em massa de botos

Estudo aponta que superaquecimento dos lagos da Amazônia, que atingiram 41 °C em 2023,...

Denúncia de agiotagem em Manaus leva polícia a prender trio estrangeiro

Uma investigação sobre uma denúncia de agiotagem em Manaus culminou na prisão em flagrante...

Mais como este

Humaitá vira alvo do MPC por falhas no saneamento básico

O saneamento básico em Humaitá, município no sul do Amazonas, está no centro de...

Sine Manaus oferta 285 vagas de emprego nesta sexta (14)

O Sine Manaus oferta, nesta sexta-feira (14), 285 vagas de emprego em diferentes áreas...

Lagos da Amazônia atingem temperaturas recordes e causam morte em massa de botos

Estudo aponta que superaquecimento dos lagos da Amazônia, que atingiram 41 °C em 2023,...