Segundo dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado do Amazonas registrou 508 focos de queimadas em todo o restado entre os dias 3 e 4 de outubro. Para comparação, nó mesmo período de 2022, foram registrados 67 focos de queimadas no Amazonas.
Em toda a Amazônia, foram registrados pelo INPE um total de 1.679 focos de incêndio florestal entre os dias 3 e 4 de outubro.
Queimada em Manaus
Em Manaus, um incêndio florestal ocorreu na última terça-feira (3), o que acabou por cobrir a capital amazonense com fumaça de queimadas pela terceira vez desde agosto. O incêndio ocorreu em uma área de vegetação no bairro Dom Pedro, localizado na Zona Centro-Oeste de Manaus. Apesar dos esforços iniciais para controlar o foco, o incêndio se reacendeu na noite de quarta-feira, resultando em uma densa nuvem de fumaça.
Setembro
O Amazonas experimentou o seu pior mês de incêndios florestais em setembro de 2023, superando os números de agosto, que até então detinha o recorde de queimadas no Amazonas.
Até o dia 30 de setembro, o Programa Queimadas registrou um total de 6.991 focos de queimadas na região. A cidade com o maior número de focos de incêndio foi Autazes, na região metropolitana de Manaus, que registrou 8,7% de todas as queimadas da Amazônia Legal em setembro.
Leia mais:
Seca do Rio Negro dá sinais de desaceleração em outubro
Nova fumaça em Manaus foi causada por 60 focos de incêndio no interior
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook