Em janeiro deste ano, 668 novas empresas foram abertas no Amazonas. Em comparação ao mesmo mês de 2022, o crescimento é de 17%. O que registra o maior número de aberturas de empresas dos últimos sete anos. Em fevereiro, foram 552 novas empresas.
Os dados são do do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da Junta Comercial do Estado do Amazonas – vinculado ao Ministério da Economia, e estão disponíveis para consulta no site da Jucea, na aba serviços/ Estatística.
Outro destaque para o mês de janeiro de 2023 foi a redução do tempo médio de abertura de um novo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no estado. Atualmente, o empreendedor leva o tempo de 1 hora e 57 minutos para abrir um novo negócio. Uma redução de 34% em comparação ao mês de dezembro do ano passado, onde o cidadão aguardava 2 horas e 56 minutos para ter o processo de viabilidade e de registro analisados e aprovados.
Empreendimentos em alta
Entre os tipos de empresas abertas, a modalidade de Sociedade Empresária Limitada liderou a procura pelos empreendedores, com um total de 420 constituições em janeiro e 359 em fevereiro. O registro de Empresário Individual vem em segunda lugar, com 232 aberturas no primeiro mês do ano e 171 no mês passado.
Municípios
Entre os municípios do estado que tiveram maior número de constituição de novos empreendimentos nestes dois meses, destacam-se:
- Manaus: com 899 novos registros;
- Manacapuru: 23;
- Itacoatiara e Parintins: 22;
- Tefé: 21;
- Tabatinga: 9;
- Iranduba: 8;
- Humaitá: 7;
- Barreirinha e Coari: 5.
Segmentação
Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no início de 2023, a segmentação de serviços obteve 734 novas empresas no mercado, seguida da segmentação de comércio com 418 e de 38 na segmentação de indústria.
Arrecadação
Em dois meses, a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) arrecadou um total de R$ 2.621.864,05 milhões de reais.
Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.
Para saber mais sobre como registrar uma empresa, acesse o passo a passo da Jucea aqui.
Leia mais:
Amazonas é o segundo estado mais rápido para abertura de empresa no Brasil
AM disponibiliza financiamento para empreendedores PcDs