InícioAmazônia"Recicla, Galera" demonstra a importância da reciclagem no Brasil

“Recicla, Galera” demonstra a importância da reciclagem no Brasil

Publicado em

Publicidade

A 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins não só encantou os visitantes com a riqueza cultural dos bois Garantido e Caprichoso, mas também deixou um legado de sustentabilidade e conscientização ambiental. O projeto “Recicla, Galera”, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) em parceria com a Coca-Cola, principal patrocinadora do festival, obteve um sucesso significativo, arrecadando e destinando 5,8 toneladas de materiais recicláveis durante a semana festiva.

O objetivo do “Recicla, Galera” era estimular a prática da reciclagem entre os moradores locais e os admiradores dos bois Garantido e Caprichoso, incentivando a restauração do ambiente após o término das festividades. Para alcançar esse propósito, a Sema instalou estrategicamente 36 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em diferentes pontos da cidade de Parintins.

A ação contou com a participação ativa da comunidade, além de envolver os tradicionais tricicleiros parintinenses, que percorreram rotas diárias de coleta de materiais recicláveis, contribuindo para o sucesso do projeto. Desde o início do festival, no dia 26 de junho, até o encerramento, no último domingo (2), foram coletadas 5,8 toneladas de resíduos destinados à reciclagem.

Galera do Garantido x Galera do Caprichoso

Uma das estratégias que trouxe um estímulo adicional à participação da população foi a “competição” entre as galeras dos bois. Os fãs do Garantido e do Caprichoso competiram para arrecadar a maior quantidade de materiais recicláveis, atribuindo ao boi vencedor o título de “Campeão Sustentável do Festival”. Durante a maior parte da competição, a galera do Garantido manteve-se na liderança, porém, a galera do Caprichoso superou as expectativas e garantiu o bicampeonato sustentável para o boi azul.

Para o secretário da Sema, Eduardo Taveira, o sucesso do projeto “Recicla, Galera” vai além dos números alcançados. “Além de promover a reciclagem e cuidar do meio ambiente, queremos sensibilizar a população para a importância de práticas sustentáveis em seu dia a dia”, enfatizou Taveira. Ele ainda destacou o compromisso do Governo do Amazonas em apoiar iniciativas que promovam a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade local.

MMA incentiva a reciclagem no Brasil

No âmbito nacional, a importância da iniciativa “Recicla, Galera” vai ao encontro dos desafios enfrentados pelo Brasil em relação à gestão de resíduos sólidos. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), liderado pela ministra Marina Silva, tem buscado promover ações que incentivem a cadeia produtiva da reciclagem em todo o país.

De acordo com a ministra, a produção brasileira de resíduos sólidos atinge a alarmante marca de 60 milhões de toneladas por ano, o que equivale a aproximadamente 1 kg diário de resíduo por pessoa. Diante dessa realidade, Marina Silva defende a redução do uso de materiais e o estímulo à pratica da reciclagem e reuso, além de ressaltar a importância do reaproveitamento dos resíduos como parte de uma economia circular.

No dia 11 de junho, o MMA criou a Comissão Nacional de Incentivo à Reciclagem (CNIR), que contará com representantes de diferentes pastas governamentais, acadêmicos, parlamentares, empresários e representantes da sociedade civil. Essa iniciativa visa fortalecer a articulação entre os diversos setores envolvidos e direcionar esforços para impulsionar a reciclagem no país, além de buscar soluções para o problema da importação de resíduos.

No evento de criação da Comissão, a ministra apontou que o problema é maior do que parece: “A importação de resíduos sólidos está prejudicando o trabalho dos nossos recicladores, que enfrentam enormes prejuízos devido à queda de 50% no preço da matéria-prima nos últimos quatro meses. Isso torna a atividade econômica inviável”.

No contexto regional, projetos de iniciativa sustentável como o “Recicla, Galera” se tornam ainda mais relevante, demonstrando que ações locais podem contribuir para um movimento nacional de conscientização e práticas sustentáveis. A parceria entre a Sema, a Coca-Cola e a a união das galeras dos bois Garantido e Caprichoso exemplificam a importância da cooperação entre órgãos governamentais, empresas e comunidade para o alcance de resultados positivos na área ambiental.

Leia mais:
Dia da reciclagem: Projetos em Manaus aliam renda e sustentabilidade
Destinação correta do lixo: Parintins terá 36 ecopontos
AM doa 2,5 t de itens eletrônicos que iriam para descarte

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Gonet diz que caso da arma de Bolsonaro não indica falta grave neste momento

Parecer enviado ao STF afirma que investigação ainda está em fase inicial e não...

Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na segunda-feira (29) para jogo do Brasil

Governo suspende expediente estadual durante partida das oitavas da Copa do Mundo O Governo do...

Brasil oferece ajuda humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

A ajuda humanitária à Venezuela começou a ser articulada pelo governo brasileiro após os...

Quectel abre centro de P&D em Manaus para ampliar inovação em IoT na América Latina

Nova unidade estratégica visa estreitar o suporte local, promover o portfólio de módulos inteligentes...

Mais como este

Gonet diz que caso da arma de Bolsonaro não indica falta grave neste momento

Parecer enviado ao STF afirma que investigação ainda está em fase inicial e não...

Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na segunda-feira (29) para jogo do Brasil

Governo suspende expediente estadual durante partida das oitavas da Copa do Mundo O Governo do...

Brasil oferece ajuda humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

A ajuda humanitária à Venezuela começou a ser articulada pelo governo brasileiro após os...