A 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins não só encantou os visitantes com a riqueza cultural dos bois Garantido e Caprichoso, mas também deixou um legado de sustentabilidade e conscientização ambiental. O projeto “Recicla, Galera”, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) em parceria com a Coca-Cola, principal patrocinadora do festival, obteve um sucesso significativo, arrecadando e destinando 5,8 toneladas de materiais recicláveis durante a semana festiva.
O objetivo do “Recicla, Galera” era estimular a prática da reciclagem entre os moradores locais e os admiradores dos bois Garantido e Caprichoso, incentivando a restauração do ambiente após o término das festividades. Para alcançar esse propósito, a Sema instalou estrategicamente 36 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em diferentes pontos da cidade de Parintins.
A ação contou com a participação ativa da comunidade, além de envolver os tradicionais tricicleiros parintinenses, que percorreram rotas diárias de coleta de materiais recicláveis, contribuindo para o sucesso do projeto. Desde o início do festival, no dia 26 de junho, até o encerramento, no último domingo (2), foram coletadas 5,8 toneladas de resíduos destinados à reciclagem.
Galera do Garantido x Galera do Caprichoso
Uma das estratégias que trouxe um estímulo adicional à participação da população foi a “competição” entre as galeras dos bois. Os fãs do Garantido e do Caprichoso competiram para arrecadar a maior quantidade de materiais recicláveis, atribuindo ao boi vencedor o título de “Campeão Sustentável do Festival”. Durante a maior parte da competição, a galera do Garantido manteve-se na liderança, porém, a galera do Caprichoso superou as expectativas e garantiu o bicampeonato sustentável para o boi azul.
Para o secretário da Sema, Eduardo Taveira, o sucesso do projeto “Recicla, Galera” vai além dos números alcançados. “Além de promover a reciclagem e cuidar do meio ambiente, queremos sensibilizar a população para a importância de práticas sustentáveis em seu dia a dia”, enfatizou Taveira. Ele ainda destacou o compromisso do Governo do Amazonas em apoiar iniciativas que promovam a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade local.
MMA incentiva a reciclagem no Brasil
No âmbito nacional, a importância da iniciativa “Recicla, Galera” vai ao encontro dos desafios enfrentados pelo Brasil em relação à gestão de resíduos sólidos. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), liderado pela ministra Marina Silva, tem buscado promover ações que incentivem a cadeia produtiva da reciclagem em todo o país.
De acordo com a ministra, a produção brasileira de resíduos sólidos atinge a alarmante marca de 60 milhões de toneladas por ano, o que equivale a aproximadamente 1 kg diário de resíduo por pessoa. Diante dessa realidade, Marina Silva defende a redução do uso de materiais e o estímulo à pratica da reciclagem e reuso, além de ressaltar a importância do reaproveitamento dos resíduos como parte de uma economia circular.
No dia 11 de junho, o MMA criou a Comissão Nacional de Incentivo à Reciclagem (CNIR), que contará com representantes de diferentes pastas governamentais, acadêmicos, parlamentares, empresários e representantes da sociedade civil. Essa iniciativa visa fortalecer a articulação entre os diversos setores envolvidos e direcionar esforços para impulsionar a reciclagem no país, além de buscar soluções para o problema da importação de resíduos.
No evento de criação da Comissão, a ministra apontou que o problema é maior do que parece: “A importação de resíduos sólidos está prejudicando o trabalho dos nossos recicladores, que enfrentam enormes prejuízos devido à queda de 50% no preço da matéria-prima nos últimos quatro meses. Isso torna a atividade econômica inviável”.
No contexto regional, projetos de iniciativa sustentável como o “Recicla, Galera” se tornam ainda mais relevante, demonstrando que ações locais podem contribuir para um movimento nacional de conscientização e práticas sustentáveis. A parceria entre a Sema, a Coca-Cola e a a união das galeras dos bois Garantido e Caprichoso exemplificam a importância da cooperação entre órgãos governamentais, empresas e comunidade para o alcance de resultados positivos na área ambiental.
Leia mais:
Dia da reciclagem: Projetos em Manaus aliam renda e sustentabilidade
Destinação correta do lixo: Parintins terá 36 ecopontos
AM doa 2,5 t de itens eletrônicos que iriam para descarte
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook