O Universa, a plataforma de conteúdo feminino do UOL, e o Instituto Avon anunciaram as finalistas do Prêmio Inspiradoras 2023, uma premiação que tem como objetivo reconhecer e destacar as mulheres que estão lutando pela transformação da sociedade feminina. Entre as 21 finalistas, distribuídas em sete categorias, a amazonense Irmã Marie Henriqueta se destaca por seu ativismo na conscientização e acolhimento das vítimas de violência de gênero.
Nascida na cidade de Eirunepé (AM) em uma família humilde, Irmã Marie Henriqueta mudou-se com seus pais para Belém, no Pará, aos 13 anos. Aos 18, ela decidiu seguir a vida religiosa e partiu para São Paulo, onde estudou biologia e iniciou seu trabalho voltado para questões sociais.
Retornando a Belém em 2009, a freira ativista assumiu a coordenação do eixo de violência sexual da Comissão Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, atuando no Amapá e no Pará. Ao longo de sua trajetória, ela já prestou atendimento a mais de 2.500 casos de exploração e violência sexual, em uma rota de tráfico de mulheres e crianças. Seu trabalho também resultou na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia no Pará.
Prêmio Inspiradoras
O Prêmio Inspiradoras 2023, em sua terceira edição, concentra-se no enfrentamento das violências contra mulheres e meninas, bem como na atenção ao câncer de mama. Além disso, busca promover o progresso científico e incentivar a busca pela equidade de gênero, o empoderamento econômico e a participação cidadã das mulheres.
A cerimônia de premiação está agendada para o dia 19 de setembro na Casa Natura, em São Paulo, e será transmitida ao vivo no Universa e pelo Instituto Avon. Na ocasião, serão reveladas as vencedoras de cada categoria, bem como a mulher escolhida para receber uma menção honrosa por suas ações em prol do meio ambiente, sustentabilidade e justiça climática.
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook