InícioGeralEducaçãoAndré Zogahib e Katia Couceiro assumem novo mandato na Reitoria da UEA

André Zogahib e Katia Couceiro assumem novo mandato na Reitoria da UEA

Publicado em

Publicidade

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) oficializou, na noite desta terça-feira (07/04), a permanência de sua atual gestão para o ciclo que compreende os anos de 2026 a 2030. Em solenidade realizada no icônico Teatro Amazonas, em Manaus, os professores André Zogahib e Katia Couceiro foram empossados nos cargos de reitor e vice-reitora. A cerimônia contou com a presença de lideranças políticas, acadêmicos e familiares, marcando o início de um novo período administrativo para a instituição após a vitória da chapa nas eleições realizadas em novembro de 2025.

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.

A recondução dos gestores ocorre após um pleito em que a comunidade acadêmica validou a continuidade do trabalho com 4.446 votos favoráveis. O evento de posse foi presidido pelo controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, que representou o governador interino Roberto Cidade. Durante o ato, Justiniano destacou a importância das políticas afirmativas e da capilaridade da universidade, que tem conseguido levar o ensino superior para além da capital, alcançando as regiões mais remotas do interior amazonense.

Metas da Reitoria da UEA para o quadriênio 2026 a 2030

Ao assumir o novo compromisso, o reitor André Zogahib enfatizou a visão de que os recursos destinados à educação devem ser encarados como investimento estratégico para o desenvolvimento social. Segundo o gestor, o fortalecimento da universidade reflete diretamente na qualidade da saúde, na eficiência da segurança pública e no crescimento econômico do estado. Zogahib reiterou que as promessas de campanha do primeiro mandato foram cumpridas e que a nova etapa servirá para aprimorar os serviços oferecidos.

A vice-reitora Katia Couceiro também expressou o sentimento de responsabilidade renovada. Para a docente, o momento simboliza o fechamento de um ciclo de entregas e a abertura de um período de novos desafios. Couceiro atribuiu os resultados positivos obtidos até agora ao esforço conjunto de pró-reitores e colaboradores, reforçando que a gestão coletiva será o pilar para os próximos quatro anos de administração superior.

Infraestrutura e avanços na capital e no interior

A trajetória recente da instituição é sustentada por números expressivos e melhorias estruturais. Atualmente, a universidade abriga mais de 26 mil estudantes e, apenas no último ano, entregou quase 4 mil novos profissionais ao mercado de trabalho. No âmbito das estruturas físicas, destacam-se a revitalização da Escola Superior de Tecnologia (EST) e a reforma da Escola de Ciências da Saúde (ESA), que passará a contar com novos laboratórios de anatomia e ambulatórios.

O projeto de modernização também contemplou a Escola Normal Superior (ENS) com uma nova biblioteca e a criação da Escola do Futuro, focada em metodologias de ensino tecnológico. Espaços de inovação como o Nexus e o Stem Makerspace foram implementados para proporcionar um ambiente prático e dinâmico aos discentes, alinhando a teoria acadêmica às demandas contemporâneas de pesquisa e extensão.

Expansão e valorização do corpo docente e administrativo

Um dos pilares da gestão de Zogahib e Couceiro é a interiorização do ensino. Com centros em municípios como Parintins, Tabatinga e Tefé, a universidade expandiu sua rede com a inauguração de unidades em Apuí, Barcelos e Tapauá. Um marco histórico foi a criação do primeiro Polo Indígena Rural do Alto Solimões, em Tabatinga, focado na democratização do acesso aos povos originários e na preservação de saberes tradicionais.

Além das obras físicas, a valorização humana foi pauta central do último mandato. A instituição garantiu um reajuste salarial de 14,1% para mais de 1.400 servidores, entre docentes e técnicos, corrigindo defasagens acumuladas desde 2019. A política de benefícios também foi ampliada com a implementação de planos de saúde e odontológico, além do reajuste no vale-alimentação, que dobrou de valor, assegurando melhores condições de trabalho para quem constrói o dia a dia da educação superior no Amazonas.

Leia mais:
Ufam abre inscrições para 70 vagas de professor substituto com salários de até R$ 8,3 mil
Seduc convoca 109 aprovados no PSS para atuação no interior do Amazonas
Secretaria de Educação do Amazonas convoca 169 aprovados em PSS para capital e interior

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Gonet diz que caso da arma de Bolsonaro não indica falta grave neste momento

Parecer enviado ao STF afirma que investigação ainda está em fase inicial e não...

Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na segunda-feira (29) para jogo do Brasil

Governo suspende expediente estadual durante partida das oitavas da Copa do Mundo O Governo do...

Brasil oferece ajuda humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

A ajuda humanitária à Venezuela começou a ser articulada pelo governo brasileiro após os...

Quectel abre centro de P&D em Manaus para ampliar inovação em IoT na América Latina

Nova unidade estratégica visa estreitar o suporte local, promover o portfólio de módulos inteligentes...

Mais como este

Gonet diz que caso da arma de Bolsonaro não indica falta grave neste momento

Parecer enviado ao STF afirma que investigação ainda está em fase inicial e não...

Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na segunda-feira (29) para jogo do Brasil

Governo suspende expediente estadual durante partida das oitavas da Copa do Mundo O Governo do...

Brasil oferece ajuda humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

A ajuda humanitária à Venezuela começou a ser articulada pelo governo brasileiro após os...