No último sábado (07/10), a Arena da Amazônia testemunhou um momento histórico com a presença de uma multidão de torcedores locais celebrando a ascensão do Amazonas FC. Com apenas quatro anos de existência, o clube conquistou seu lugar na Série B de 2024 ao derrotar o Botafogo-PB por 2 a 0, em uma partida que atraiu uma impressionante multidão de 44.500 pessoas ao estádio. Além de garantir o acesso, o time agora almeja o inédito título da Série C.
O secretário de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, destacou os investimentos contínuos no futebol profissional do estado nos últimos anos, que totalizaram R$ 15 milhões até 2023. Ele afirmou: “Isso fortaleceu os clubes locais, e o resultado está à vista. Com essa vitória, o Amazonas FC conquista seu acesso à Série B e coloca nosso estado em outro patamar a nível nacional.”
A equipe amazonense iniciou a partida com o apoio fervoroso da torcida, que lotou a Arena da Amazônia. Um pênalti, assinalado com a ajuda do árbitro de vídeo Diego Torres, abriu o placar aos 18 minutos. Pouco depois, aos 22 minutos, Rafael Tavares recebeu na área e ampliou a vantagem, levando os mais de 44 mil torcedores à euforia.
Para os torcedores locais, esse momento representa um renascimento no futebol do estado, que conquistou três acessos nacionais nos últimos quatro anos e, após um longo intervalo, terá uma equipe representando-o na segunda divisão nacional. Para Said Iamut, um aposentado e torcedor dedicado, apoiar os times do estado é uma espécie de obrigação: “Eu acompanhei o São Raimundo, o Manaus, e agora acompanho o Amazonas neste evento subindo para a Série B. Agora teremos vários jogos com times fantásticos do Brasil, representando nosso estado.”
Além de disputar a próxima edição da Série B, o Amazonas FC encerrou o quadrangular final da Série C na primeira posição e disputará a final do torneio contra o Brusque-SC, em uma série de dois jogos.
Leia mais:
Futebol profissional do AM recebe repasse inédito
Joana Darc faz ALEAM rever regras de repasses de emendas
Com informações da Secom*
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook