segunda-feira, maio 20, 2024
26.3 C
Manaus
InícioGeralEducaçãoCandidatos do Enem têm nova chance de realizar prova em casos excepcionais

Candidatos do Enem têm nova chance de realizar prova em casos excepcionais

Publicado em

Publicidade

Candidatos que não puderam realizar a prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo, 5 de novembro, terão uma nova oportunidade. O regulamento do exame prevê a reaplicação da prova em casos excepcionais, conforme estabelecido no edital.

Os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, acometidos por doenças infectocontagiosas ou alocados a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição têm o período de 13 a 17 de novembro para solicitar a reaplicação da prova. A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). Os candidatos cujas solicitações forem aprovadas realizarão as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

A Secretaria do Estado de Educação e Desporto Escolar reforça a importância de que os candidatos nessas condições, que não puderam comparecer no primeiro dia do Enem, estejam presentes no próximo domingo para o segundo dia de provas.

Alta abstenção no Enem 2023

No estado do Amazonas, o primeiro dia de aplicação do Enem registrou um elevado número de abstenções, chegando a 44% dos inscritos. As razões para essa alta abstenção incluem questões climáticas e logísticas, como a presença de fumaça que cobriu o estado, dificuldades de logística devido à severa estiagem e casos de locais de provas com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição dos candidatos.

A secretária executiva adjunta Pedagógica, da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, assegurou que a Secretaria fornecerá apoio e orientação para os estudantes que desejam solicitar a reaplicação. As escolas também disponibilizarão rede de internet e computadores para o acesso à plataforma do Inep aos alunos que necessitem para fazer a solicitação de reaplicação da prova.

É importante destacar que, para aqueles que fizeram a prova no domingo, mas se sentiram prejudicados pela queda de energia durante o exame, também é possível solicitar a reaplicação da prova. O Inep, por meio da Página do Participante, estará disponível para a solicitação da reaplicação das provas e analisará se o candidato se enquadra nos critérios instituídos pelo edital.

Os participantes que foram afetados por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, podem solicitar a reaplicação, e o Instituto avaliará as solicitações de acordo com as intercorrências registradas.

Candidatos que estiveram ausentes devido a doenças infectocontagiosas devem acompanhar os pedidos de reaplicação com documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente.

É fundamental ressaltar que o candidato que faltou e não atendeu aos critérios terá a solicitação vetada. Portanto, todos os candidatos ausentes no domingo, 5 de novembro, devem comparecer ao segundo dia de provas, no próximo dia 12 de novembro.

Leia mais:
O necessário tema da redação do ENEM 2023
Redação do Enem aborda invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
MEC descarta cancelar Enem após o vazamento de provas

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Emprego no Sine: veja 423 vagas para esta segunda-feira (20)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 423 vagas de emprego...

Cetam oferece mais de 400 vagas em cursos para Parintins

O governador Wilson Lima esteve em Parintins, na última sexta-feira (17/05), para uma série...

Veja onde buscar atendimento em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher

A partir da próxima segunda-feira, 20/5, uma das cinco unidades móveis de saúde da...

Thiaguinho e Belo serão as atrações da Festa dos Visitantes 2024 em Parintins

Thiaguinho e Belo foram anunciados como as atrações nacionais da Festa dos Visitantes 2024,...

Mais como este

Emprego no Sine: veja 423 vagas para esta segunda-feira (20)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 423 vagas de emprego...

Cetam oferece mais de 400 vagas em cursos para Parintins

O governador Wilson Lima esteve em Parintins, na última sexta-feira (17/05), para uma série...

Veja onde buscar atendimento em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher

A partir da próxima segunda-feira, 20/5, uma das cinco unidades móveis de saúde da...