quinta-feira, junho 20, 2024
27.3 C
Manaus
InícioPoderDeputado quer detector de metal e cerca elétrica nas escolas do AM

Deputado quer detector de metal e cerca elétrica nas escolas do AM

Publicado em

Publicidade

O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) solicitou ao Governo Estadual do Amazonas a instalação de detectores de metais, cercas elétricas e contratação de segurança armada em todas as escolas públicas da rede estadual de ensino, após o ataque a uma escola privada em Manaus nesta segunda-feira (10).

O requerimento foi apresentado pelo deputado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) ainda nesta segunda.

“Os atentados a escolas começaram a ficar cada vez mais recorrentes no calendário da história do país, em decorrência de milhares de ações na internet, onde adolescentes são expostos a conteúdos extremistas. Nesses fóruns da internet, estudantes sem uma ética completamente moldada são impulsionados a não somente matar seus colegas, familiares e professores, como também transmitir seus atos em live stream“, explica o parlamentar no documento.

Em menos de um mês, foram registrados dois ataques em unidades escolares no Brasil. No último dia 5, uma creche em Blumenau (SC) se tornou alvo de um homem de 25 anos que tirou a vida de quatro crianças. Em 27 de março, outro ataque causou uma morte e deixou cinco pessoas feridas na Escola Estadual Thomazia Montoro, no bairro Vila Sônia, em São Paulo. O crime foi cometido por um de seus alunos, de 13 anos.

Ronda Escolar

O presidente da Comissão de Educação da Aleam, o deputado Cabo Maciel (PL), apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação da Ronda Escolar visando prevenir a violência os ataques às crianças e adolescentes nas escolas públicas do estado. A propositura foi apresentada após os ataques realizados no dia 27 de março e 5 de abril.

A proposta é que a Ronda Escolar seja exercida por ronda ostensiva realizada por viaturas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), caracterizadas como pertencentes à Ronda Escolar e com telefone de contato visível para recebimento de denúncias.

Além disso, a proposta ainda prevê o contato direto via telefone institucional entre a comunidade escolar e a guarnição das viaturas da Ronda Escolar e a necessidade de permissão dos gestores das escolas para que a PM adentre na unidade escolar, no caso de alguma ocorrência.

Escolas municipais

Nas escolas municipais, o vereador Jander Lobato (PP) fez um Indicativo ao prefeito de Manaus, David Almeida, para a contratação imediata de agentes de portaria para atuarem nas instituições de ensino, com o intuito de inibir e combater a violência.

“Tenho conversado com diretores de escolas, e eles reclamam muito sobre a presença de um homem na portaria para inibir um atentado ou atos de violência. É muito importante que vejamos essa questão da segurança das nossas crianças. Não podemos deixar que esse tipo de violência, como já registrado em outras capitais, chegue em nossa cidade. Fica aqui meu pedido e reforço dessa Indicação”, disse o vereador durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

No dia 5 de abril, Jander protocolou, junto à Mesa Diretora da CMM, a proposta de realização de uma Audiência Pública na Casa Legislativa para tratar sobre medidas de enfrentamento à violência e segurança nas escolas.

A Audiência Pública deve ocorrer em conjunto com as Comissões de Educação, Segurança Pública e Direitos da Criança e Adolescentes da CMM, assim como com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMSEG), e entidades do terceiro setor.

“A Audiência Pública visa discutir medidas preventivas e de enfrentamento a violência nas escolas, como forma de repelir possíveis ataques em escolas de educação infantil da capital amazonense”, disse Jander Lobato, que é suplente da Comissão de Educação da Casa.

Leia mais:
Escola particular de Manaus sofre atentado à faca; duas pessoas foram feridas
Governo do AM cria Comitê de Inteligência e Segurança Escolar

Últimas Notícias

AM é o 3º Estado que mais reduziu roubos de veículos em 2024

Redução significativa foi registrada entre janeiro e abril deste ano O Amazonas se destacou como...

Atletas do ‘Manaus Olímpica’ conquistam medalhas de Natação

Destaque para Pietra Menezes e Gabriel Castro em competição realizada em Salvador Entre os dias...

Pelo quarto ano seguido, AM é estado que mais investe em mestres e doutores

O Amazonas novamente liderou o ranking anual dos estados brasileiros que mais investem na...

Festa dos Visitantes: Como trocar os ingressos?

Ingressos limitados serão disponibilizados nos dias 25 e 27 de junho na Escola Estadual...

Mais como este

AM é o 3º Estado que mais reduziu roubos de veículos em 2024

Redução significativa foi registrada entre janeiro e abril deste ano O Amazonas se destacou como...

Atletas do ‘Manaus Olímpica’ conquistam medalhas de Natação

Destaque para Pietra Menezes e Gabriel Castro em competição realizada em Salvador Entre os dias...

Pelo quarto ano seguido, AM é estado que mais investe em mestres e doutores

O Amazonas novamente liderou o ranking anual dos estados brasileiros que mais investem na...