Exposição ‘Amazônia Líquida’ ressalta paisagem amazônica e cotidiano de comunidades ribeirinhas marajoaras. A mostra é fruto da parceria entre a artista plástica Rose Maiorana e o fotógrafo Tarso Sarraf e está aberta ao público no shopping Castanheira, em Belém, até o dia 14 de abril.
A exposição inaugurou na última terça (05) e conta com cerca de 30 obras, que destacam a paisagem e cotidiano amazônicos, em especial dos marajoaras. As fotos foram produzidas por Tarso Sarraf, enquanto a intervenção artística ficou a cargo de Rose.
Temática da Exposição ‘Amazônia Líquida’
De acordo com a organização do evento, a ‘Amazônia Líquida’ busca mostrar uma Amazônia frágil de iniciativas de preservação e desenvolvimento socioambiental, em contraponto às suas belezas.
“Como os olhos estão voltados para a Amazônia e a maioria das obras utilizadas são de imagens do Marajó, as pessoas se interessam pelo mundo que estamos mostrando, que traz, sim, as precariedades e dificuldades da vida dos ribeirinhos, mas também a riqueza cultural, a exuberância da natureza. Nós temos propriedade para falar de Amazônia porque nós estamos na Amazônia. Estou muito feliz de podermos mostrar mais uma vez esse trabalho”, ressalta o fotógrafo.

Ele afirma ainda que o processo de criação envolveu a captação de imagens em diversos locais. “Todas as obras aqui são do Marajó, as fotografias foram feitas em vários lugares do Marajó como Melgaço, Breves, Portel entre outras cidades. Já ganhei alguns prêmios com essas obras também. Hoje contamos com 31 obras, em diferentes tamanhos”, comenta.
Para o curador Sérgio Oliveira este é o momento ideal para a realização da exposição, visto que Belém receberá a COP30 – a Conferência ocorrerá em 2025 e são esperados cerca de 50 mil visitantes na cidade, o que inclui pesquisadores, empresários e chefes de Estado. Este é o maior evento mundial relacionado ao clima e suas mudanças.

Apoio à Exposição ‘Amazônia Líquida’
Exposição ‘Amazônia Liberal’
Leia mais:
Desmatamento segue alto na Amazônia em 2023
Explicando: a disputa do potássio no Amazonas
Território Yanomami possui a maior concentração de pistas de garimpo no Brasil
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook