Casos recentes de acidentes fatais levantam questionamentos sobre sinalização, estrutura e fiscalização em locais visitados por turistas
A morte de turistas em acidentes recentes reacendeu o debate sobre a segurança em pontos turísticos no Brasil e no exterior. Os casos envolvem Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, no Cânion Fortaleza (RS); a publicitária Juliana Marins, de 26 anos, durante trilha na Indonésia; e oito vítimas do acidente com um balão de ar quente em Santa Catarina.
Ver essa foto no Instagram
Tragédia: conheça a capital dos cânions onde o balão pegou fogo
Balão pega fogo e cai em Praia Grande (SC); acidente deixa mortos e feridos
Em todos os episódios, os acidentes ocorreram em locais amplamente divulgados como atrações turísticas, mas que apresentavam fragilidades na estrutura, sinalização ou fiscalização.
Ver essa foto no Instagram
Brasileira Juliana Marins é localizada a 500 metros de profundidade
Brasileira Juliana Marins é localizada sem vida no 4° dia de buscas
Criança cai de mirante em área sem proteção no RS
O caso mais recente de divulgação nacional, é o de Bianca Zanella que caiu de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), no último dia 10. Segundo a Polícia Civil, o local do acidente não tinha cercas nem sinalização de risco. A menina foi localizada sem vida cerca de dez horas depois da queda. A polícia instaurou inquérito para apurar se houve falha na segurança da área.
A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pela gestão do parque, afirmou estar colaborando com as investigações. O local foi fechado para visitação temporariamente.
Situações levantam discussão sobre segurança turística
Os três casos, com ampla repercussão nas redes sociais, colocam em pauta a necessidade de revisão dos protocolos de segurança em locais turísticos e reforçam o papel da gestão pública e privada na prevenção de acidentes.
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

