Nesta quarta-feira (11/10), o governador Wilson Lima intensificou os esforços para combater os incêndios no Amazonas, solicitando apoio ao Governo Federal. Os pedidos foram feitos à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao ministro da Defesa, José Múcio, em busca de reforços, tanto em pessoal quanto em equipamentos.
O anunciou das medidas foi feito em uma coletiva de imprensa realizada no porto da Ceasa, em Manaus, antes do envio de tropas da Polícia Militar e técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para o município de Autazes, onde os incêndios estavam ameaçando a região.
O governador explicou a necessidade de aeronaves de grande porte, uma vez que a quantidade de incêndios é significativa, e os meios terrestres não são suficientes para combater a situação.
Reforço nas tropas
Além de reforçar o Corpo de Bombeiros do Amazonas em Autazes, que já havia enviado tropas para conter os incêndios, aproximadamente 64 homens da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Civil do Amazonas e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) se juntarão ao esforço de combate a crimes ambientais na região.
Eduardo Taveira, secretário de Estado de Meio Ambiente, destacou a colaboração entre as agências e o governo do Amazonas no enfrentamento das queimadas, com a contratação de 173 brigadistas e a atuação diversificada do batalhão de bombeiros em Humaitá, no sul do estado. Ele ressaltou que as ações são necessárias devido às condições climáticas excepcionais.
Estiagem
Além do combate às queimadas, o governador Wilson Lima também solicitou apoio ao Ministério de Portos e Aeroportos para garantir a segurança na navegação, especialmente para o escoamento de produtos. Ele pediu reparos urgentes à rampa do porto de Itacoatiara, que desabou após um deslizamento de terra ocorrido em 11 de outubro. O ministro Silvio Costa se comprometeu a coordenar uma força-tarefa junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para garantir a retomada das operações de embarque e desembarque na região.
Com informações da Secom*
Leia mais:
Seca no Amazonas já atinge 392 mil pessoas
Fogo em Autazes assusta moradores; Veja o vídeo
Amazonas tem quase 300 mil pessoas afetadas pela estiagem
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook