O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou hoje (12) a convocação de 1037 aprovados em concursos para cargos de Segurança Pública no âmbito estadual. Serão convocados profissionais para a SSP-AM, o Detran-AM, PC-AM, PM-AM e para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM).
Convocados
De acordo com Wilson, 36 aprovados no concurso da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e 38 aprovados no concurso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) serão chamados a partir da próxima semana.
Já no Corpo de Bombeiros, 210 alunos-soldados aprovados nos últimos concursos do Estado serão chamados para atuar principalmente no período de estiagem deste ano, com foco nas queimadas intensas que acontecem no Sul do Amazonas, em municípios como Apuí e Lábrea. O período de secas no estado começa oficialmente por volta de julho.
Forças policiais
Além disso, 126 delegados, escrivães, investigadores e peritos da Polícia Civil (PC-AM) aprovados por concurso também devem entregar sua documentação a partir de segunda-feira (17), com efetivação prevista para março de 2025.
A maior lista de convocados é a de alunos-soldados da Polícia Militar (PM-AM), que incluirá 500 aprovados no último concurso da força. O governador não informou a data para a efetivação dos novos policiais, mas informou que a entrega de documentação deverá ser feita no mês de maio, com curso de formação previsto para junho.
Ainda na PM, também serão chamados 120 alunos-oficiais, que deverão entregar os documentos necessários já na segunda-feira, com previsão do curso de formação em março. Outros 7 alunos-oficiais especialistas da área de saúde também serão convocados, com os mesmos prazos dos demais oficiais da corporação. Wilson Lima explicou que os novos policiais atuarão tanto na capital quanto no interior.
Ainda conforme o anúncio do governador, os editais de chamamento com todas as informações detalhadas devem estar disponíveis no site da SSP-AM e em demais veículos de comunicação do Governo do Amazonas até a manhã desta quinta-feira (13).
Leia mais:
Afeam concede remissão e renegociação de dívidas para 1,2 mil empreendedores
MPAM recomenda que Adail Pinheiro demita familiares da prefeitura de Coari
Brasil “não entrará em guerra comercial” com EUA, diz ministro