Um dia depois de Donald Trump confirmar a aplicação de uma taxa de 25% sobre importações de aço e alumínio para os Estados Unidos, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o Brasil “não entrará em guerra comercial” com o país norte-americano.
Ministro se reuniu com Lula
“O presidente Lula tem dito sempre e com muita clareza: ‘guerra comercial não faz bem para ninguém”, disse Padilha a jornalistas.
A fala vem após uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com parte de seu núcleo de governo, na qual diferentes possibilidades de resposta foram discutidas.
Na reunião, estavam presentes o ministro Padilha, além de outros ministros e representantes dos ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, da Indústria, e de Comércio e Serviços.
Trump tenta taxação pela segunda vez
A primeira tentativa de Trump para taxar as importações de metais aconteceu ainda em seu primeiro mandato, quando determinou uma tarifa de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio. Entretanto, após pressão comercial interna, o presidente republicano aceitou inserir alguns países — inclusive o Brasil — em um regime de cotas de isenção.
Mesmo assim, Donald Trump rejeita a ideia de exceções em relação a tarifas aplicadas a outros países, o que contraria as visões do ex-presidente democrata Joe Biden, que adicionou outros países na lista de isenção de imposto sobre importações de metais.
Brasil
Em 2024, o Brasil foi o segundo país que mais vendeu aço para os Estados Unidos, com a venda de 4,1 milhões de toneladas. Em primeiro lugar ficou o Canadá, com 6 milhões de toneladas.
Ainda no mesmo ano, 40,8% da produção de ferro, aço e alumínio do Brasil foi para os EUA. O valor movimentado entre os dois países com o comércio de metais foi de aproximadamente 6,36 bilhões de dólares.
Leia mais:
MPAM recomenda que Adail Pinheiro demita familiares da prefeitura de Coari
Nova tarifa de ônibus em Manaus será de R$5,00
Vacinação contra dengue está abaixo do esperado em todo o Brasil
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook