Mais de duas mil mulheres de Manaus já realizaram a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) em 11 unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O DIU é altamente eficaz para evitar a gravidez, acima dos métodos hormonais, como pílulas e anticoncepcionais injetáveis.
Nesta sexta-feira (14), aconteceu mais um mutirão para a inserção do DIU Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), localizada no bairro Compensa. A ampliação faz parte da estratégia da Semsa de expandir o acesso ao serviço, diante da alta demanda.
Presente no evento, o prefeito David Almeida destacou que mais de duas mil mulheres já usufruíram do serviço, e que a meta é ampliar cada vez mais as ações do programa de planejamento familiar da prefeitura.
“A inserção do DIU é muito importante no planejamento familiar, e a prefeitura tem se dedicado nesses últimos dois anos, já fizemos a inserção em mais de duas mil mulheres e isso faz com que a gente possa continuar fazendo esses investimentos que são fundamentais, e assim fazer também o controle familiar. Então, isso traz muita alegria, é mais um mutirão realizado pela Semsa e nós vamos continuar fazendo esses mutirões e ampliando nossos serviços”, afirmou Almeida.
Na rede municipal de saúde, além da Moura Tapajóz, mais 10 unidades da Semsa, em diferentemente zonas da cidade, fazem a inserção do DIU. Considerado um dos mais seguros métodos contraceptivos com 99,3% de eficácia comprovada, o DIU está entre as opções de contracepção oferecidas pela Atenção Primária. Todas as unidades básicas de saúde ofertam preservativos – masculinos e femininos -, e anticoncepcional oral e injetável.
Segundo a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a pasta vem trabalhando no fortalecimento dos serviços que já existem, monitorando o atendimento à população para melhorar a oferta e, consequentemente, aumentar o número de pessoas atendidas.
“A gente tem feito vários mutirões e obedecendo a um dos princípios do SUS. Nós estamos ampliando os nossos serviços e nós temos, fora a maternidade Moura Tapajóz, mais 10 unidades básicas de saúde que fazem as inserções do DIU, então é necessário agendar uma consulta e se cuidar, fazer o planejamento familiar, e nós estamos aqui para receber todas as mulheres que precisarem”, pontuou a secretária.
Atendimento
Na primeira consulta da usuária, os profissionais buscam identificar se ela possui condições que contraindiquem o DIU. Dentre elas, suspeita de gravidez, presença de infecção sexualmente transmissível, sangramento uterino de causa desconhecida, doença inflamatória pélvica ativa, dentre outras.
Concluída essa etapa, a usuária realiza exame físico geral e exame ginecológico, e recebe orientações sobre as características do dispositivo, bem como precauções, indicação de extração, e o agendamento de quando inserir o DIU.
Veja quais unidades de saúde oferecem o serviço:
Zona Norte
- USF Áugias Gadelha: Rua A, s/n, Conjunto Ribeiro Junior – Cidade Nova. Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 7h às 11h.
Zona Leste
- USF José Avelino Pereira: Rua Cravinho, s/n – João Paulo. Agendamento presencial – Segunda, terça e sexta-feira – 7h às 17h;
- Clínica de Saúde da Família Fábio Couto do Valle: Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, s/n – Jorge Teixeira. Acolhimento – segunda a sexta-feira – 8h às 17h.
Zona Sul
- USF Megumo Kado: Rua Inocêncio de Araújo, 51- Educandos. Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 8h às 16h;
- USF José Rayol dos Santos: Avenida Constantino Nery, s/n – Chapada. Agendamento presencial – Segunda à sexta-feira – 8h às 16h;
- USF Theodomiro Garrido: Rua São José, s/n – Colônia Oliveira Machado. Agendamento presencial – Segunda à sexta-feira – 7h às 17h.
Zona Oeste
- USF Deodato de Miranda Leão: Avenida Presidente Dutra, s/n – Glória. Agendamento presencial – Segunda à sexta-feira – 8h às 16h;
- USF Bairro da Paz: Avenida Esperança, 51 – Bairro da Paz. Agendamento presencial – Segunda à sexta-feira – 8h às 16h;
- USF Ajuricaba: Avenida Leste, s/n – Conjunto Ajuricaba. Agendamento presencial – Segunda à sexta-feira – 7h às 17h;
- Maternidade Moura Tapajóz: Avenida Brasil, 1.335 – Compensa. Agendamento presencial – Segunda à quinta-feira – 8h às 16h.
Leia mais:
Você sabia? Laqueadura pode ser feita sem autorização do cônjuge
Força-tarefa irá vacinar 8 mil indígenas em áreas de difícil acesso
Roubos a unidades de saúde reduzem 46% em 2023