O estado do Amazonas alcançou um marco importante ao ter todos os seus 62 municípios aprovados para receber os recursos da Lei Paulo Gustavo, destinada ao setor cultural afetado pela pandemia da Covid-19. A aprovação foi obtida por meio dos Planos de Ação enviados à plataforma Transfere.gov do Ministério da Cultura (MinC).
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, juntamente com o Conselho Estadual de Cultura, realizou um trabalho conjunto para oferecer suporte aos segmentos culturais na elaboração dos editais. Houve reuniões, consultas e diálogos com artistas, produtores e agentes culturais para definir os critérios.
O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destacou que a aprovação dos planos de ação é o resultado de uma articulação entre o Ministério da Cultura, o Governo do Estado, a Associação dos Municípios, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Amazonas, o Conselho Estadual de Cultura e os gestores municipais de cultura.
Com essa conquista, os recursos da Lei Paulo Gustavo, no valor total de R$ 87.265.401,04, serão distribuídos em sua totalidade para o setor cultural do Amazonas, fortalecendo a recuperação e desenvolvimento das atividades culturais no estado.
Leia mais:
Manaus pode receber mais de R$ 17 mi em recursos para cultura com Lei Paulo Gustavo
Com informações da Secom*