Entre janeiro e junho deste ano, Manaus registrou uma média de 18 prisões por dia, totalizando 3.259 pessoas detidas, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Cerca de 24% dessas prisões estão relacionadas ao envolvimento com o tráfico de drogas.
O Secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, atribuiu esse aumento significativo no número de prisões a um trabalho integrado entre as forças de segurança, a Secretaria de Segurança Pública, o Governo Federal e o Tribunal de Justiça do Amazonas. Essa cooperação entre as instituições foi fundamental para fortalecer o sistema de justiça criminal e combater efetivamente a criminalidade, especialmente na capital.
Os dados revelam que o tráfico de drogas é responsável por 24% das prisões, totalizando 797 pessoas. Outros crimes com um alto número de prisões são roubo e receptação, somando 711 prisões (21%); lesão corporal e ameaça, com 438 prisões (13%); porte ilegal de armas, com 277 prisões; furto, com 262 prisões; e homicídios, representando 5,1% do total, com 206 prisões.
O coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), major Rouget Brito, explicou que essas 3.259 prisões incluem tanto suspeitos presos em flagrante (76%) quanto aqueles detidos em cumprimento de mandados de prisão (22%).
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Vinícius Almeida, elogiou o empenho dos policiais em aumentar a sensação de segurança da população e combater o crime no estado. Ele ressaltou que esses números representam o compromisso da PMAM em oferecer segurança pública de qualidade aos cidadãos do Amazonas.
Leia mais:
Manaus fecha junho com redução de 10% no número de homicídios
Forças de segurança pública do AM recebe veículos e equipamentos
Comitê de Segurança Escolar evitou 56 ataques em escolas no AM
Com informações da SSP-AM*