As 75 Unidades Locais (Unloc) e Postos Avançados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) estão com cadastramento aberto para agricultores familiares interessados em receber mudas de castanha-da-Amazônia.
A ação faz parte do Projeto Excelsa, realizado em parceria com a Fazenda Aruanã. Em 2025, a iniciativa beneficiou 500 produtores rurais com a doação de 93 mil mudas.
Distribuição começa em 2026
De acordo com a gerente de Apoio à Produção Florestal Não Madeireira (GPNM), Ana Paula Rebouças, as entregas estão previstas para iniciar em janeiro de 2026 e devem contemplar número semelhante de beneficiários, conforme a produção da fazenda.
Os interessados devem procurar o escritório do Idam em seu município para preencher o cadastro, que será enviado à equipe técnica responsável. As mudas são providenciadas pela Fazenda Aruanã e distribuídas pelo Idam.

Projeto incentiva agricultura familiar e preservação
Criado em 2006, o Projeto Excelsa tem como objetivo recuperar áreas degradadas, fortalecer a agricultura familiar e ampliar o aproveitamento de áreas alteradas. Além disso, possibilita geração de renda por meio da produção das castanheiras cultivadas.
Municípios contemplados em 2025
No último ano, 17 municípios foram atendidos com a entrega de mudas: Alvarães, Autazes, Barreirinha, Beruri, Borba, Careiro, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Nova Olinda do Norte, Novo Remanso, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Sul de Canutama, Uarini e Urucurituba.
Leia mais:
Amazonas lidera desmatamento da Amazônia em junho, aponta Imazon
Ibama aplica R$ 173 milhões em multas por desmatamento em Apuí (AM)
Queda de 50% no desmatamento no Amazonas, diz Ipaam
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

