O Centro Cultural Povos da Amazônia, localizado na zona Sul de Manaus, será palco da Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas. Serão três dias de debate, palestras e apresentações que marcarão uma série de discussões sobre políticas públicas indígenas no Amazonas. O evento é organizado pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Articulação das Organizações E povos Indígenas do Amazonas (APIAM).
A conferência inicia nesta segunda-feira (17/4), e segue até quarta (19/4), data que marca o Dia Nacional dos Povos Indígenas.
Segundo a Fundação Estadual do Índio (FEI), a conferência tem como objetivo aproximar o diálogo entre o Governo do Estado e o Movimento Indígena, através de suas Federações e Organizações, e/ou Associações legítimas, de cada região do Amazonas e implementar políticas púbicas que possibilitem o Etnodesenvolvimento dos povos originários, demonstrando a importância da valorização e preservação dos valores culturais e históricos.
O evento contará com a presença de 66 povos diferentes, 12 federações, 93 Associações Indígenas da Amazônia, além de autoridades governamentais das esferas Federal, Estadual e Municipal.
Informações dão conta de que o governador Wilson Lima marcará presença no evento. Na ocasião, Lima deve anunciar a mudança do nome do órgão estadual para Fundação Estadual dos Povos Indígenas.
No dia 17, o evento começará às 8h e finaliza às 17h. Na terça-feira (18/4), a conferência vai das 8h às 18h. E no último dia, as atividades seguem o horário de 8h às 17h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, na avenida Silves, bairro Distrito Industrial I, bairro Crespo.
Leia mais:
Força-tarefa irá vacinar 8 mil indígenas em áreas de difícil acesso
Maternidade na adolescência afeta mais jovens indígenas
Garimpeiros seguem prostituindo meninas Yanomamis