Com o início do ano, intensificam as campanhas pré-eleições 2024. Este ano serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores nos municípios do país. No Amazonas, já ocorre uma movimentação para conquistar alianças no cenário político.
Em Manaus, dois deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas, manifestaram suas intenções à prefeitura da capital, são: Roberto Cidade (União Brasil) e Wilker Barreto (Cidadania).
Saída de Amom
Depois que o deputado federal, Amom Mandel (Cidadania) desistiu de sua candidatura à prefeito de Manaus, as pesquisas indicam o deputado Roberto Cidade na segunda colocação, atrás do atual prefeito David Almeida (Avante) (dados da pesquisa Perspectiva – Mercado e Opinião).
Na pesquisa espontânea, David Almeida tem 15,9% das intenções de voto e Roberto Cidade 2,4%, seguido pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM), com 2%.
David Almeida afirmou contar com o apoio do senador Omar Aziz (PSD): “A reciprocidade já é verdadeira e eu apoiei ele [Omar], botei a cara e dei todo os esforços e o Amazonas ganhou muito com a eleição do Omar. Hoje é um dos senadores mais influentes do Brasil”, afirmou.
Já o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), não declarou apoio a ninguém, mas reforçou que Roberto Cidade e Capitão Alberto Neto fazem parte do seu grupo político: “É natural que Roberto Cidade tenha o desejo e aspiração para ser candidato, da mesma forma o Capitão Alberto Neto, que são pessoas que fazem parte do nosso grupo. David Almeida é um candidato natural neste processo. A gente vai observar e no momento certo vamos nos posicionar sobre isso”, ressaltou.
Interior do Amazonas
Já nos demais municípios, alguns nomes novos aparecem no cenário. No caso de Itacoatiara, o deputado Cabo Maciel (PL) declarou intenção de candidatura. Caso se concretize, enfrentará o atual prefeito Mário Abrahim do Podemos – favorito na pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião.
Em Parintins, o prefeito reeleito, Frank Bi Garcia tenta a candidatura do vereador Mateus Assayag (PL), como o seu sucessor – empatando com a também candidata, a vereadora Brena Dianná (União Brasil).
Segundo a Associação Amazonense de Municípios (AAM), 33 prefeitos não podem disputar as eleições em 2024, por já estarem em seu segundo mandato, como Manacapuru. PSC e Republicanos são os partidos com maioria de prefeitos aptos à reeleição.
Candidaturas impedidas
Além destes 33 nomes, o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro (PP) não irá disputar a reeleição, devendo abdicar em favor do tio, o ex-prefeito Adail Pinheiro.
Keitton, que já era vereador, foi candidato à vice-prefeito no mandato de Adail Filho. Com a vitória em 2020, teve sua chapa cassada, porque ficou configurado terceiro mandato da família Pinheiro.
Com o cargo vago e instauração de eleição suplementar, Keitton se candidatou e venceu as eleições em 2021. Este ano, decidiu abrir mão, em prol do tio Adail Pinheiro, que já perpetua 24 anos de poder no município.
Leia mais:
Prefeito destaca Manaus em Maratona Internacional
Huawei promove tecnologia para inclusão digital e preservação no Amazonas
Número de jovens que não estuda e nem trabalha é o menor desde 2012
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook