A Prefeitura de Manaus informou, por meio de nota, que concluiu os trabalhos em campo para notificar famílias na área de risco no entorno da rua Pingo d’Água, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, onde 11 casas foram soterradas e oito pessoas foram vítimas fatais de um deslizamento ocorrido na madrugada do último domingo (12/3). Uma equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) passou a semana atuando na região, realizando um total de 125 interdições para que as famílias deixassem a área de risco.
O raio dessa ação é de 1 quilômetro a partir do local do deslizamento, com suporte e identificação de técnicos da Defesa Civil do município. A notificação, segundo a Prefeitura, é para retirada imediata do local, com interdição dos imóveis, em razão do risco de desabamento da edificação, diante do desbarrancamento e erosão na região atingida por fortes chuvas.
Em nota, o vice-presidente do Implurb, Claudemir Andrade, falou da importância de que as áreas de risco não sejam ocupadas, pois são regiões que não devem receber construções, até mesmo em razão da vulnerabilidade do solo.
“Principalmente no período chuvoso, pelo qual estamos passando. O volume de água é intenso em março e a área é desprovida de proteção, de cobertura vegetal, o que torna as edificações vulneráveis a erosões e instabilidades das encostas. Estamos na força-tarefa para amenizar e evitar outras ocorrências que possam vitimar mais famílias”, afirmou Andrade.
Nesta sexta-feira, a prefeitura também comprometeu finalizar o transporte do restante das famílias que estavam abrigadas de forma temporária na Escola Municipal Helena Walcott, na avenida Itaúba, para o residencial onde devem ser alojadas. As famílias também foram contempladas com kits de itens domésticos, doados pela Prefeitura.
Na última semana, o prefeito David Almeida, em reunião com o presidente Lula, garantiu recursos federais para a infraestrutura da capital, e afirmou que já mapeou áreas para possíveis construções de moradias do programa ‘Minha casa, minha vida’, em Manaus.
Leia mais:
Famílias afetadas por deslizamento recebem itens domésticos da Prefeitura de Manaus
“Já mapeei seis áreas”, diz David Almeida sobre terrenos do ‘Minha Casa Minha Vida’ em Manaus
Prefeitura inicia mudança de famílias desalojadas