O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) irá apurar suposto nepotismo por parte da vereadora de Manaus, Glória Carrate (PL). A portaria instaurando o Procedimento Preparatório foi publicada no Diário Oficial do órgão nesta terça-feira (17).
De acordo com o MP-AM, a vereadora teria nomeado sua “concunhada”, Verônica Souza da Silva, para o cargo de Assistente Parlamentar Comissionado na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A informação chegou até o Ministério Público por meio de uma denúncia feita na plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo Federal (Fala.BR).
“CONSIDERANDO a Notícia de Fato n°. 06.2023.00000004-2, oriunda de manifestação registrada na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Governo Federal (Fala.BR), na qual se narra que a Exma. Vereadora Glória Carrate, teria nomeado sua “concunhada”, Sra. Verônica Souza da Silva, companheira de Ricardo Carrate, irmão do esposo da edil, Miguel Carrate, para o cargo de Assistente Parlamentar Comissionado”, diz a publicação.
A partir disso, o MP-AM solicitou com urgência à CMM a cópia do termo de posse e declaração de aptidão legal para a posse em cargo em comissão. Ou documento similar que declare a inexistência de impedimentos para a nomeação de Verônica Souza da Silva.
O MP-AM tem 60 dias para realizar a apuração e perícia da denúncia.
Leia mais:
Gratuidade do transporte coletivo para estudantes em Manaus é renovada
Bancada do Amazonas se manifesta em defesa da Zona Franca de Manaus
Wilson Lima quer abrir mais escolas militares no AM