Uma operação realizada na madrugada deste sábado (18) combateu irregularidades de trânsito e crimes relacionados aos chamados “rolezinhos” em “adegas”, na área do Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A ação foi conduzida pela Prefeitura, com apoio de órgãos federais e estaduais.
A ação resultou na prisão de uma pessoa por tráfico de drogas, na remoção de quatro veículos e em 56 autuações por estacionamento irregular, uso não autorizado de equipamentos sonoros em veículos, entre outras infrações.
A operação contou com a participação de diversas secretarias municipais, como Meio Ambiente (SemmasClima), Agricultura (Semacc), Segurança Pública (Semseg) e Mobilidade Urbana (IMMU), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).
Fransuá Matos, secretário da SemmasClima, destacou a relevância da ação, lembrando da presença de um hospital e de um centro de recuperação na área, além de várias denúncias sobre o comportamento irregular nos locais frequentados por carros tunados e “paredões” de som. “É importante que a população se divirta, mas deve respeitar a questão da legislação ambiental”, destacou o secretário da Semmasclima.
O agente de trânsito Renato Bruno reforçou a importância de coibir as “adegas” e outras infrações, que têm gerado perturbação para a comunidade local.
Já Chardson Costa, chefe da PRF, explicou que a operação faz parte da segurança viária com foco em coibir o consumo de bebidas alcoólicas e direção imprudente em áreas com grande aglomeração de pessoas.
“Aqui encontramos pessoas em motocicletas sem capacetes, veículos sem placa e outras ilegalidades”, afirmou. A operação, que prosseguiu até as 3h30, incluiu a fiscalização de veículos e revistas de pessoas suspeitas. Durante a abordagem, alguns motoristas tentaram esconder motocicletas, mas foram identificados pelas equipes.
Poluição Sonora em Manaus
Segundo a prefeitura, a poluição sonora tem sido um dos maiores desafios ambientais em Manaus, com cerca de 60% das fiscalizações realizadas entre 2021 e 2024 focadas nesse problema. Em 2024, foram registradas mais de 2 mil denúncias relacionadas a barulho, com destaque para os ‘paredões’ nas “adegas”.
Com informações de G1
Leia mais:
Após onda de fake news, governo revoga mudanças na fiscalização do Pix
Fiscalização do pix, entenda o que muda
Fiscalização do PIX não afeta autônomos, explica Receita
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook