O deputado federal, Silas Câmara (Republicanos), se reuniu na tarde de quinta-feira (19), com o vice-presidente do Brasil, e também Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para tratar sobre a manutenção do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e dos impostos sobre os Produtos Industrializados (IPI).
O encontro aconteceu após a fala do Ministro sobre o fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ser uma das metas da reforma tributária, o que pode pode afetar diretamente os incentivos e a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM).
De acordo com uma publicação em suas redes sociais, Silas Câmara afirmou que “o ministro nos garantiu que as vantagens comparativas do nosso modelo econômico não serão afetados por qualquer que seja a reforma proposta pelo governo federal.”
O deputado continuou ainda ressaltando que “continuamos firmes defendendo a ZFM e conscientizando a todos de sua importância, não somente para os amazonenses, mas para o Brasil! Sua permanência, com as suas vantagens comparativas, é o que mantém a floresta em pé e o desenvolvimento do Amazonas.”
Ver essa foto no Instagram
Bancada Amazonense
Na terça-feira (17), a bancada dos deputados federais do Amazonas também se mobilizou para reafirmar a importância da ZFM para o estado. A bancada se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
O deputado Saullo Viana informou que o presidente da Câmara “está comprometido em trabalhar para desenvolver ações e medidas que beneficiem e protejam” não só o PIM, mas todo o Amazonas.
Leia Mais:
Bancada do Amazonas se manifesta em defesa da Zona Franca de Manaus
Fim do IPI ameaça ZFM e Estado deve se antecipar, diz Omar Aziz