O 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revela que em 2021, as aulas de 669 escolas públicas no Brasil foram interrompidas devido a episódios de violência. Motivos como tiroteios próximos, roubos, vandalismo, ameaças e ataques foram responsáveis pela paralisação das atividades educacionais.
Alerta Sobre a Violência no País
Apesar de representar apenas 0,9% do total de escolas, o número de instituições com aulas interrompidas por causa da violência traz um alerta importante sobre a gravidade desse problema no país.
A Tendência Preocupante
Os pesquisadores observam que o número de escolas com aulas interrompidas pode ter aumentado em 2022 e 2023 devido à onda de ataques e ameaças registrada nesses anos. Enquanto em 2021 houve dois atentados contra escolas, em 2022 foram seis, e apenas no primeiro quadrimestre de 2023, já foram registrados seis casos.
O Caso do Rio de Janeiro
Mais de 40% das escolas afetadas estão no Rio de Janeiro, com o estado registrando 269 paralisações de atividades. Além disso, o Rio de Janeiro lidera a lista de escolas afetadas por tiroteios ou bala perdida, sendo 586 unidades da rede pública fluminense, representando mais de 45% do total.
Violência Dentro das Escolas
Além da violência externa, a pesquisa também aponta para as várias situações de violência praticadas dentro das escolas. Mais de um terço das escolas públicas (37,6%) relataram lidar com situações de bullying, 15% com casos de discriminação e 2,3% com assédio sexual. Algumas unidades da federação, como o Distrito Federal e Santa Catarina, apresentam índices de assédio sexual em suas escolas equivalentes a mais do que o dobro da média nacional.
Desafios e Demandas Prioritárias
A violência dentro das escolas é uma questão séria que afeta o seu funcionamento. O relatório destaca que o desafio é imenso, mas os dados podem indicar as demandas prioritárias para cada região. Conscientização e ações para combater a violência no ambiente escolar são fundamentais para garantir um espaço seguro e adequado para o desenvolvimento educacional dos estudantes.
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Com informações da Folha*
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