Peças da indumentária dos bois Caprichoso e Garantido são destaque no saguão do aeroporto em Manaus
O Governo do Amazonas, através da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), inaugurou a 2ª edição da exposição “Embarque na Magia de Parintins” no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
A mostra, que estará disponível até o dia 5 de julho, apresenta peças exclusivas da indumentária dos principais itens do maior Festival Folclórico a céu aberto do mundo.
Ao desembarcarem em Manaus, os turistas terão a oportunidade de apreciar oito peças utilizadas pelos participantes do festival, como apresentadores, portas-estandartes, cunhã-poranga, rainha do folclore, sinhazinha e pajé. Réplicas dos bois Caprichoso e Garantido também estarão em exibição na área de desembarque do aeroporto.
Segundo Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur, a exposição contribui para a divulgação do patrimônio cultural dos bumbás e do Festival Folclórico de Parintins, que se tornou um dos principais atrativos turísticos do Amazonas.
Promovendo o turismo através da arte
As peças expostas no saguão de desembarque do aeroporto têm como objetivo promover o turismo e chamar a atenção dos passageiros que chegam à capital amazonense, muitos dos quais com destino a Parintins, onde ocorrerá o 56º Festival Folclórico, de 30 de junho a 02 de julho.
Um espetáculo único no Bumbódromo
O Festival Folclórico de Parintins acontece em uma arena com formato estilizado, lembrando a cabeça de um boi. Dividida ao meio, a torcida, conhecida como “galera”, permanece em silêncio durante a apresentação do boi adversário.
Jurados de diferentes estados são responsáveis por avaliar 21 itens, incluindo toadas, alegorias e personagens de cada agremiação, com a missão de destacar os pontos que diferenciam um boi do outro.
Durante o dia, os visitantes e participantes dos bois aproveitam os eventos e ouvem muitas toadas nos palcos alternativos, como na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, garantindo diversão para todos.
Leia mais:
Garantido diz não ter recursos para se apresentar no Festival de Parintins
Hospedagem em Parintins: onde ficar para curtir o festival
Garantido e Caprichoso: saiba a história por trás dos bois de Parintins
Com informações da Amazonastur*
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook