quarta-feira, junho 19, 2024
28.3 C
Manaus
InícioPoderDavid Almeida e Geraldo Alckmin inauguram Distrito de Micro e Pequenas Empresas...

David Almeida e Geraldo Alckmin inauguram Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus

Publicado em

Publicidade

Em um esforço conjunto para impulsionar a economia da capital, o prefeito David Almeida e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, uniram forças para inaugurar o tão esperado Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro). A cerimônia de inauguração está marcada para a próxima terça-feira, 25 de julho, às 14h, na rua Prímula, no bairro Distrito Industrial 2, zona Leste.

A conclusão da obra aconteceu em tempo recorde, apenas um ano, transformando o espaço que estava abandonado há 15 anos em uma instalação moderna destinada a abrigar empresas do segmento industrial. Sob a gestão da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), o Dimicro funcionará como uma base estratégica para empresas que fornecem equipamentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM). Espera-se que essa iniciativa contribua para a geração de cerca de 400 empregos diretos, fortalecendo ainda mais a Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Estamos nos preparando para a emocionante entrega oficial do Dimicro. Nossa administração tem se destacado pelo olhar diferenciado à população e aos empreendedores. O Dimicro será uma incubadora com capacidade para 28 empreendedores, com apoio tanto da prefeitura quanto da Suframa. Esse espaço será fundamental para permitir que esses trabalhadores desenvolvam suas empresas em uma estrutura confortável e adequada”, afirmou entusiasmado o prefeito de Manaus.

O Dimicro ocupa uma área total de 174.113,42 metros quadrados, cedida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Criado pela lei nº 1.238 de 28 de abril de 2008, o Dimicro foi inaugurado em 2016, mas permaneceu desocupado por empresas do segmento industrial. Em 2021, a Prefeitura de Manaus promoveu um estudo técnico para viabilizar seu pleno funcionamento, o que resultou na lei nº 2.739 de 2021, estabelecendo novas diretrizes para a administração, ocupação e reforma do espaço.

Radyr Júnior, titular da Semtepi, destacou a relevância desse projeto para a cidade: “Através da inauguração do Dimicro, a Prefeitura de Manaus está atendendo a uma demanda existente há quase 20 anos, que é a criação de uma incubadora pública para microempresas do segmento industrial. Muitas dessas empresas já prestam serviços ao Polo Industrial de Manaus, mas precisam de apoio para se fortalecerem, gerando mais empregos e promovendo a distribuição de renda em nossa cidade.”

O Dimicro abriga um total de 28 galpões, sendo 10 com área de 235,73 metros, nove com 212,13 metros e outros nove com espaço de 94,78 metros. Além disso, a estrutura conta com áreas comuns, refeitório, sala de qualificação e descompressão, auditório, vestiários, estacionamento e ampliação da estação de tratamento de efluentes.

A revitalização do Dimicro teve início em 2022, sendo financiada por recursos do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq). Todo o complexo de galpões foi reestruturado, incluindo a parte elétrica e subestação de energia, sistemas para ar comprimido, iluminação adequada e medidas de segurança, além de reformas internas e adaptações de acessibilidade.

As empresas que ocuparão esse espaço foram selecionadas por meio do edital nº 5606, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), e abrangem diversos setores, como ferramentaria, estrutura metálica, estamparia metálica, bio cosméticos, setor alimentício, injeção plástica, equipamentos industriais, artigos naturais, tecnologia ambiental, transporte, equipamentos hospitalares, entre outros.

Leia mais:
Anvisa proíbe a importação de flores de maconha para fins medicinais
Juiz determina soltura de prefeito com tornozeleira eletrônica
Atrações locais são confirmadas no ‘#SouManaus Passo a Paço’

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Visitação de carros e motos em leilão pelo Detran-AM começa hoje (19)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) começa nesta quarta-feira (19/06) a visitação...

Câmara terá comissão para discussão da PL do aborto, diz Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou nesta terça-feira (18) que...

Saneamento em Manaus: tratar o efeito mitiga a consequência, mas não ataca a causa

No último relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado este ano, Manaus se destacou negativamente,...

Lula diz que poderá ser candidato para evitar que “trogloditas” voltem ao poder

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que poderá se candidatar...

Mais como este

Visitação de carros e motos em leilão pelo Detran-AM começa hoje (19)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) começa nesta quarta-feira (19/06) a visitação...

Câmara terá comissão para discussão da PL do aborto, diz Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou nesta terça-feira (18) que...

Saneamento em Manaus: tratar o efeito mitiga a consequência, mas não ataca a causa

No último relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado este ano, Manaus se destacou negativamente,...